quarta-feira, 30 de setembro de 2020

Disciplina: Estudo 8 º B Professora: Sirlene

 Araçu, 30 - 09 - 2020

Estudo Orientado: 8 º ano B 

Professora: Sirlene

   

Importância do Estudo

    Uma das características do ser humano é a capacidade de planejar. Traçar os rumos do seu destino, fazer planos de futuro e sonhar com dias melhores. Fixamos metas, idealizamos como vamos estar daqui a alguns anos, o que pretendemos estar fazendo, e em que estaremos trabalhando. Sonhamos com uma atividade profissional que nos dê uma vida confortável, nos possibilite manter nossa família com dignidade, nos traga a estabilidade financeira e o sucesso.
    Tudo isso é fruto e resultado das experiências que vamos adquirindo na escola, durante a infância e a adolescência. Ali, começamos a moldar nossa personalidade e nossa vida, tecer nossos círculos de amizades, distinguir o que vamos considerar socialmente correto e o que vamos condenar, e adquirimos os conceitos e conhecimentos que serão os alicerceares da nossa vida futura.
    O adolescente pode ver a escola de duas maneiras: como um celeiro de opções para futuras escolhas vocacionais, e neste caso, mesmo não chegando a amar o ambiente escolar, consegue tirar dali algum proveito, ou então ele vê aquela mesma escola como um obstáculo a ser enfrentado no caminho para a vida adulta e nesse caso vai viver um emaranhado de questionamentos, vai achar (ou perceber) que está perdendo um tempo precioso da vida e vai odiar aquela situação compulsiva de ter que estudar.
    Nos países onde as populações e seus recursos de sobrevivência são por tradição menos dependentes do emprego, os adolescentes são motivados a aprender para saber, pelo valor do conhecimento simplesmente. O aprendizado tem como motivação a busca pela capacidade de produzir e não pela capacidade de responder o que perguntarem na entrevista de emprego. O resultado disso se evidencia pelo empenho auto didático e quase obsessivo que o aluno americano dedica às atividades de pesquisa e às tarefas extracurriculares.
    Poderíamos simplificar dizendo que o ensino no Brasil tenta capacitar o jovem para conseguir um bom emprego e é isso que o jovem espera do ensino e é nisso que o ensino o decepciona. Nos Estados Unidos e países europeus, tentam motivar o jovem para saber mais, criar e produzir, e nos países asiáticos o jovem estuda porque tem que cumprir seu dever de estudar. É o seu dever. É o que seus pais e o seu país esperam dele.
    Estes três modelos possuem porem um valor em comum: A leitura. Como ferramenta importante para desenvolver o pensamento a linguagem o raciocínio e a personalidade. Tanto o modelo brasileiro como o americano e o asiático, usam intensamente a leitura e concordam que quem lê mais terá mais facilidade para interpretar textos, coordenar e expressar ideias e desenvolver suas habilidades em qualquer momento da vida.
    No nosso modo de ver esse assunto, já que a necessidade de aprender nos alcança pela empregabilidade, as expectativas se frustram facilmente.
Não basta se formar e pegar o diploma. Os "concorrentes" para seu emprego, para pegar sua vaga e ocupar seu lugar estão muito mais qualificados do que eram tempos atrás e a solução é estudar.

Estude sempre. Leia muito. Aprenda sempre. Persiga o conhecimento no seu nicho de atividade e faça sempre o seu melhor. Os recursos que cada indivíduo acumula ao longo de sua trajetória influenciam sua vida como um todo e a partir daí é possível definir uma relação direta entre o estudo e a carreira e apontar o esforço e a auto formação como fatores decisivos no sucesso profissional.

Atividades

1-      1- De acordo com o texto responda em seu caderno:

a)      Qual a importância do estudo na vida das pessoas?

b)      O estudo é importante para você?

c)      Quais serão as consequência se não estudarmos?

 

2-      2- O que vai garantir que você alcance seu sucesso profissional e pessoal?