quinta-feira, 24 de setembro de 2020

CIÊNCIAS - 8° ANO B - PROFª: LAURA BEATRIZ

 Olá pessoal!

Na aula de hoje, vamos iniciar um conteúdo novo, "Força e Movimento". E para isto é para vocês copiarem em seu caderno o texto abaixo.

                           Força e movimento

força é uma das principais grandezas estudadas em Física, e sua definição geralmente está associada a ações como puxar, chutar, empurrar e arrastar, o que transmite a ideia de coexistência entre força e movimento. Por mais que esses verbos realmente expressem a ideia dessa grandeza vetorial, nem sempre isso é feito de forma completa.

Ao associar simplesmente a força a ações, exclui-se sua atuação a distância. A Terra, por exemplo, sofre a ação da força gravitacional do Sol, que está a aproximadamente 150 milhões de quilômetros. Também não é verdadeira a afirmação de que força e movimento sempre vão coexistir.

Em uma ponte ou prédio, por exemplo, existem inúmeras forças que atuam por meio de cabos e estruturas rígidas, e a atuação dessas forças mantém toda esse construção em repouso.

Força e movimento ao longo da história

Ao longo do desenvolvimento da história da ciência, surgiram muitas discussões a respeito da relação entre força e movimento. Para o filósofo grego Aristóteles (384-322 a.C.), só poderia existir velocidade caso houvesse a aplicação de uma força. Segundo essa linha de raciocínio, um objeto só pode atingir o repouso se a força que atua sobre ele deixar de agir.