Hoje faremos a CORREÇÃO da última atividade que aqui foi postada. Portanto, analisem as questões e façam as adequações necessárias. OBS: a correção está destacada na cor vermelha.
OBS: NA PARTE DO CORPO DO TEXTO NA CORREÇÃO, NÃO É NECESSÁRIO COPIAR TUDO, COPIE O INÍCIO ATÉ O PRIMEIRO PONTO E COLOQUE (...).
CORREÇÃO
4. Qual o assunto dessa carta?
a) ( ) uma reclamação sobre a biblioteca.
b) ( X ) uma solicitação para aquisição de sete caixinhas.
c) ( ) um pedido para um passeio.
d) ( ) uma reclamação sobre um passeio.
5. No quadro abaixo, relacione as partes da estrutura da carta do leitor lida acima.
Local e data
|
Goiânia, 25 de abril de 2019.
|
Vocativo e destinatário
|
Cara Márcia Lopes,
|
Corpo do texto
|
Sabemos que você é a pessoa responsável pela compra de
material pedagógico da escola e, por isso, escrevemos esta carta, pois estamos
precisando da sua ajuda.
Como você sabe, as classes têm uma pequena biblioteca nas
salas de aula. Os livros, em geral, ficam nas “casinhas” desocupadas pelas
pastas ou nas prateleiras que ficam na parte alta do armário.
Nós não estamos usando as “casinhas” porque temos apenas duas
vagas, o que não permite acomodar todos os livros nem possibilita uma boa classificação
deles.
Os livros, portanto, estão nas prateleiras. Nesse lugar, a
organização não se mantém porque eles não param em pé, o que torna muito
difícil a localização do volume que procuramos.
Outro problema devido ao fato de caírem na prateleira é a
quantidade de estragos que nossos livros estão sofrendo: amassos e rasgos.
Se nós tivéssemos a oportunidade de adquirir sete caixinhas como as da
biblioteca, esses problemas estariam
resolvidos e nós iríamos aproveitar melhor nossa pequena biblioteca. |
Expressão de despedida
|
Desde já agradecemos sua atenção,
|
Assinatura
|
Alunos do 7ª B
|
6. Assinale V para verdadeiro e F para falso:
a) ( V ) A carta de reclamação deve apresentar local e data.
b) ( V )A carta de reclamação serve para o remetente pedir providência sobre algum problema.
c) ( F ) Devemos usar a língua coloquial para escrever carta de reclamação.
d) ( F ) Não precisa de despedida e nem assinatura na carta de reclamação.
e) ( V ) Deve-se ter o cuidado de escrever a carta de reclamação para a pessoa certa, ou seja, aquela responsável para resolver o problema.
f) ( F ) A carta de solicitação tem como objetivo estabelecer uma comunicação entre pessoas íntimas.