segunda-feira, 28 de setembro de 2020

3º ANO B - LÍNGUA PORTUGUESA

Boa tarde, meninos e meninas!

Hoje faremos a correção da atividade da aula anterior, faça as alterações, se necessário
1) Leia o texto e, a seguir, responda.

Por meio das expressões faciais e corporais das crianças, é possível afirmar que
(A) estão assustadas com o objeto encontrado.
(B) sentem curiosidade em relação ao objeto.
(C) têm raiva do estranho objeto encontrado.
(D) estão eufóricas com o objeto encontrado.
(E) demonstram alegria por aquele objeto.


2) Ao criar a palavra “eruditamos”, o autor pretendeu 
(A) mostrar que os “doutores”, entre os quais se inclui, tornaram a cultura erudita.
(B) dizer que a riqueza foi revertida na riqueza dos bailes e das frases.
(C) denunciar as dores anônimas, de doutores anônimos que assolavam o país. 
(D) mostrar que a poesia estava exposta nos cipós maliciosos da sabedoria. 
(E) dizer que o homem branco dominou politicamente as selvas selvagens.


3) No trecho “Os homens que sabiam tudo se deformaram como borrachas sopradas.”, a relação estabelecida
pela conjunção como  é de: 
(A) causa. 
(B) condição. 
(C) conclusão 
(D) explicação. 
(E) comparação.

4) O trecho em que aparece a ‘voz’ do autor desse texto é: 
(A) ” A poesia existe nos fatos.”. 
(B) “O Carnaval no Rio é o acontecimento religioso da raça.”. 
(C) “Rui Barbosa: uma cartola na Senegâmbia.”. 
(D) “Esquecemos o gavião de penacho.”. 


(E) “A poesia anda oculta nos cipós maliciosos da sabedoria.”.