quinta-feira, 24 de setembro de 2020

3º ANO B - LÍNGUA PORTUGUESA



Olá, meninas e meninos?! Como estão?


A atividade de hoje precisa ser realizada no PORTFÓLIO e em seguido necessito que me mandem a foto. Façam com capricho!!! (Não é preciso copiar o texto no portfólio, basta copiar as questões.)

Um abraço!


1) Leia o texto e, a seguir, responda.



Por meio das expressões faciais e corporais das crianças, é possível afirmar que
(A) estão assustadas com o objeto encontrado.
(B) sentem curiosidade em relação ao objeto.
(C) têm raiva do estranho objeto encontrado.
(D) estão eufóricas com o objeto encontrado.
(E) demonstram alegria por aquele objeto.

Leia o texto e, a seguir, responda os itens 2 , 3 e 4
Manifesto da Poesia Pau-Brasil 
Oswald de Andrade 
A poesia existe nos fatos. Os casebres de açafrão e de ocre nos verdes da Favela, sob o azul cabralino, são fatos estéticos. 
O Carnaval no Rio é o acontecimento religioso da raça. Pau-Brasil. Wagner submerge ante os cordões de Botafogo. Bárbaro e nosso. A formação étnica rica. Riqueza vegetal. O minério. A cozinha. O vatapá, o ouro e a dança. 
Toda a história bandeirante e a história comercial do Brasil.
 O lado doutor, o lado citações, o lado autores conhecidos. Comovente. Rui Barbosa: uma cartola na Senegâmbia. Tudo revertendo em riqueza. A riqueza dos bailes e das frases feitas. Negras de jockey. Odaliscas no Catumbi. Falar difícil. 
O lado doutor. Fatalidade do primeiro branco aportado e dominando politicamente as selvas selvagens. O bacharel. Não podemos deixar de ser doutos. Doutores. País de dores anônimas, de doutores anônimos. O Império foi assim. Eruditamos tudo. Esquecemos o gavião de penacho.
 A nunca exportação de poesia. 
A poesia anda oculta nos cipós maliciosos da sabedoria. Nas lianas da saudade universitária. Mas houve um estouro nos aprendimentos. Os homens que sabiam tudo se deformaram como borrachas sopradas. Rebentaram. A volta à especialização. Filósofos fazendo filosofia, críticos, crítica, donas de casa tratando de cozinha. A Poesia para os poetas. Alegria dos que não sabem e descobrem. 

2) Ao criar a palavra “eruditamos”, o autor pretendeu 
(A) mostrar que os “doutores”, entre os quais se inclui, tornaram a cultura erudita.
(B) dizer que a riqueza foi revertida na riqueza dos bailes e das frases.
(C) denunciar as dores anônimas, de doutores anônimos que assolavam o país. 
(D) mostrar que a poesia estava exposta nos cipós maliciosos da sabedoria. 
(E) dizer que o homem branco dominou politicamente as selvas selvagens.


3) No trecho “Os homens que sabiam tudo se deformaram como borrachas sopradas.”, a relação estabelecida
pela conjunção como  é de: 
(A) causa. 
(B) condição. 
(C) conclusão 
(D) explicação. 
(E) comparação.

4) O trecho em que aparece a ‘voz’ do autor desse texto é: 
(A) ” A poesia existe nos fatos.”. 
(B) “O Carnaval no Rio é o acontecimento religioso da raça.”. 
(C) “Rui Barbosa: uma cartola na Senegâmbia.”. 
(D) “Esquecemos o gavião de penacho.”. 
(E) “A poesia anda oculta nos cipós maliciosos da sabedoria.”.