terça-feira, 25 de agosto de 2020

Ed. Física 7 A


Aula de Educação Física 7° Ano A

Data-25/08/20

Bom dia, meninos (as)!  Esperamos que estejam todos bem!

 Na aula de hoje vamos continuar estudando lutas no Brasil, porém hoje iremos estudar seus elementos constitutivo.

Texto

As lutas no Brasil tem uma constituição bem interessante ou melhor dão, características bem interessantes pelo uso de técnicas estabelecidas, como o de agarramento, derrubadas e golpes que podem ser realizadas por dois ou mais competidores. Existem diferentes estilos de lutas e elas podem variar conforme as regras. Com tudo isso podemos mostrar a luta como é caracterizada por possuir movimentos de combate a longa e a curta distância. As de longa distância inclui empurrõessocosdefesasimobilizações, dentre outras ações. Já a de curta distância englobam uso de aparelhos como: lanças espadas.
O estilo
Federação Internacional de Lutas Associadas (FILA) estabeleceu seis estilos internacionais. Eles são denominados como: luta de praia, livre, de combate, greco-romana, corpo a corpo e o sambo. À frente mais detalhes sobre cada uma delas.
As técnicas de lutas estão presentes nas artes marciais e também em sistemas militares. No campo dos esportes, ela é considerada a mais antiga modalidade, estando atrás apenas do atletismo
Luta de praia
Um dos estilos de combate mais conhecido é a luta de praia que em inglês corresponde a “Beach wrestling”. Esse combate diz respeito a uma disputa feita em pé, cujo objetivo é derrubar o adversário no chão.
O estilo greco-romana
A greco-romana também está entre as lutas mais populares e está incluso nos Jogos Olímpicos desde 1896. Nela, os atletas não utilizam equipamentos de proteção e por essa razão não é permitida a utilização de golpes violentos ou baixos. No combate greco-romana é proibido o uso das pernas, ou seja, o competidor só pode utilizar os membros superiores para derrubar o adversário. 
O estilo livre
A luta livre conhecida internacionalmente como freestyle wrestling é um estilo considerado como um do mais antigos. De acordo com a FILA, essa categoria está entre as principais formas de combate, atrás apenas da greco-romana, sambo e o judô.
A luta de combate
Essa modalidade, que corresponde no inglês Combat grappling, diz respeito às lutas que incluem as Artes Marciais Misturadas (MMA). Os atletas nessa categoria realizam as disputas em pé com movimentos também para o solo.




Corpo a corpo 
A luta “corpo a corpo” conhecida como Grappling corresponde a um estilo de combate com o objetivo de controlar o oponente sem a utilização de golpes. Dessa forma, a intenção consiste em mobilizar o adversário. O estilo Grappling pode ser usado em combates em pé ou no solo. 
Sambo
O Sambo quer dizer "autodefesa sem armas". Esse estilo que inclui elementos da luta livre e do judô e surgiu na União Soviética no século XX. As disputas são realizadas por dois atletas vestidos com uniformes chamados de Kurtka ou Sambovka cujo corresponde a um modelo de calças mais curtas. 

 Bem vamos trabalhar com o tema elementos constitutivo das lutas no Brasil por etapas:
Onde assim após os alunos terem feito sua leitura do texto acima podem eles ter uma fonte de pesquisa mais satisfatória.
Primeira etapa:
Alunos com as iniciais de A até J.
Pesquisar sobre: A luta de combate.
Segunda etapa.
Alunos com iniciais de L a Z.
Pesquisar sobre: A luta no estilo livre.

Obs. Importante depois de pesquisar e responder sobre os elementos constitutivo da lutas no Brasil, deixar em seu caderno o registro, não se esquecendo da data e série e nome, e também fazer a sua postagem para o professor porque hoje se trata de uma aula avaliativa, obrigado e tenha um bom dia.
Boa aula! jovens!
 Professor: Fabio Venâncio de Oliveira!!