quinta-feira, 27 de agosto de 2020

Ed. Física 6 A


Aula de Educação Física 6° Ano A
Data-27/08/20
Bom dia, meninos (as)!  Esperamos que estejam todos bem!

 Na aula de hoje continuaremos a estudar sobre o tema, esporte porem estudamos sobre valores, e hoje vamos estudar sobre regras.

ESPORTE E REGRA

Os Esportes são práticas sociais e, portanto, é passível de recriação e ressignificação por seus praticantes. Apesar de manter suas características básicas as derivações dos Esportes se adaptam aos interesses dos praticantes, aos espaços onde é praticado, ao número de praticantes no momento, aos recursos materiais disponíveis e outros adaptações possíveis. Como exemplo, se vemos um grupo de garotos e garotas jogando bola na rua, com golzinho sendo delimitado por pedras, entendemos que eles estão jogando o Esporte Futebol, mesmo sabendo que não estão seguindo as regras oficiais do Futebol.

 REGRAS OU DIVISÃO DOS ESPORTES NA BNCC

A BNCC coloca os Esportes como uma Unidade Temática da Educação Física e os classifica seguindo alguns critérios como: Cooperação, Interação com o Adversário, Desempenho Motor e Objetivos Táticos da Ação. A partir desses critérios as modalidades esportivas foram divididas em oito categorias, onde são privilegiadas as ações motoras intrínsecas que reúnem modalidades que apresentam exigências motoras semelhantes em sua prática.
Veja abaixo a divisão em Categorias dos Esportes na BNCC Educação Física:
ESPORTES DE MARCA: são os esportes onde o resultado é aferido a partir do tempo, da distância ou do peso. Ex.: Atletismo (Corrida, Salto em distância e Levantamento de Peso)
ESPORTES DE PRECISÃO: São aqueles onde o um alvo específico, como no Tiro com Arco ou no Boliche.
ESPORTES DE CAMPO E TACO: são esportes onde o objetivo é rebater a bola a maior distância possível para conquistar território, como no Críquete ou Beisebol.
ESPORTES DE REDE: são esportes onde a bola ou outro objeto deve ser rebatido ou lançado sobre a rede em direção ao campo do adversário.
ESPORTES DE PAREDE: são esportes parecidos com os de Rede, porém não possuem rede e sim uma parede, onde os jogadores se posicionam de frente para parede e rebatem a bola. Ex.: Squash.
A versão final da BNCC Educação Física coloca os Esportes de Rede e de Parede na mesma categoria, portanto, a divisão dos Esportes na BNCC são em 7 categorias.
ESPORTES DE INVASÃO: são esportes onde o objetivo é infiltrar no campo adversário e levar a bola ou outro objeto até uma meta ou área específica do campo adversário. Ex.: Futsal, Handebol, Basquete, Futebol, Rúgby.
ESPORTES TÉCNICO-COMBINATIVO: são esportes onde a realização de gestos técnicos é o principal instrumento para definir o vencedor. Ex.: Ginástica Artística, Patinação Artística, Nado Sincronizado, Ginástica Rítmica Desportiva.
ESPORTES DE COMBATE: são os esportes de luta, de enfrentamento corporal, tanto de luta agarrada (Jiu-jitsu, Judô), quanto de luta de trocação de golpes (Boxe, Karatê, Taekwondo).

 Bem após estudarmos o texto vamos resolver as atividades por etapas.
Na aula de hoje vamos continuar resolvendo as atividades por etapas:

Atividades

Alunos com as iniciais de A até J.
Pesquisar sobre: Segundo texto estudado por você fale sobre regras ou divisão dos esportes na BNCC.
Segunda etapa.
Alunos com iniciais de L a Z.
Pesquisar sobre: Segundo o texto fale sobre esporte e regras.

Obs. Importante depois de pesquisar e copiar sobre as suas etapas ou modalidades esportivas deixar em seu caderno o registro, não se esquecendo de fazer a postagem para o professor pois se trata de uma atividade avaliativa, a e também data e série e nome, por favor.
Boa aula!! jovens!
 Professor Fabio Venâncio de Oliveira!!