Aula
de Educação Física 6° Ano A
Data-27/08/20
Bom dia, meninos
(as)! Esperamos que estejam todos bem!
Na aula de hoje
continuaremos a estudar sobre o tema, esporte porem estudamos sobre valores, e
hoje vamos estudar sobre regras.
ESPORTE
E REGRA
Os Esportes são práticas
sociais e, portanto, é passível de recriação e ressignificação por seus
praticantes. Apesar de manter suas características básicas as derivações dos
Esportes se adaptam aos interesses dos praticantes, aos espaços onde é
praticado, ao número de praticantes no momento, aos recursos materiais
disponíveis e outros adaptações possíveis. Como exemplo, se vemos um grupo de
garotos e garotas jogando bola na rua, com golzinho sendo delimitado por
pedras, entendemos que eles estão jogando o Esporte Futebol, mesmo sabendo que
não estão seguindo as regras oficiais do Futebol.
REGRAS OU DIVISÃO DOS ESPORTES NA BNCC
A BNCC coloca os Esportes
como uma Unidade Temática da Educação Física e os classifica seguindo alguns
critérios como: Cooperação, Interação com o Adversário, Desempenho Motor e
Objetivos Táticos da Ação. A partir desses critérios as modalidades esportivas
foram divididas em oito categorias, onde são privilegiadas as ações motoras
intrínsecas que reúnem modalidades que apresentam exigências motoras
semelhantes em sua prática.
Veja abaixo a divisão em Categorias dos Esportes na BNCC Educação
Física:
ESPORTES DE MARCA: são os esportes onde o resultado é aferido a partir
do tempo, da distância ou do peso. Ex.: Atletismo (Corrida, Salto em distância
e Levantamento de Peso)
ESPORTES DE PRECISÃO: São aqueles onde o um alvo específico, como no
Tiro com Arco ou no Boliche.
ESPORTES DE CAMPO E TACO: são esportes onde o objetivo é rebater a bola
a maior distância possível para conquistar território, como no Críquete ou
Beisebol.
ESPORTES DE REDE: são esportes onde a bola ou outro objeto deve ser
rebatido ou lançado sobre a rede em direção ao campo do adversário.
ESPORTES DE PAREDE: são esportes parecidos com os de Rede, porém não
possuem rede e sim uma parede, onde os jogadores se posicionam de frente para
parede e rebatem a bola. Ex.: Squash.
A versão final da
BNCC Educação Física coloca os Esportes de Rede e de Parede na mesma categoria,
portanto, a divisão dos Esportes na BNCC são em 7 categorias.
ESPORTES DE INVASÃO: são esportes onde o objetivo é infiltrar no campo
adversário e levar a bola ou outro objeto até uma meta ou área específica do
campo adversário. Ex.: Futsal, Handebol, Basquete, Futebol, Rúgby.
ESPORTES TÉCNICO-COMBINATIVO: são esportes onde a realização de gestos
técnicos é o principal instrumento para definir o vencedor. Ex.: Ginástica
Artística, Patinação Artística, Nado Sincronizado, Ginástica Rítmica
Desportiva.
ESPORTES DE COMBATE: são os esportes de luta, de enfrentamento corporal,
tanto de luta agarrada (Jiu-jitsu, Judô), quanto de luta de trocação de golpes
(Boxe, Karatê, Taekwondo).
Bem após estudarmos o texto
vamos resolver as atividades por etapas.
Na aula de hoje vamos continuar
resolvendo as atividades por etapas:
Atividades
Alunos com as iniciais de A até J.
Pesquisar sobre: Segundo texto
estudado por você fale sobre regras ou divisão dos esportes na BNCC.
Segunda etapa.
Alunos com iniciais de L a Z.
Pesquisar sobre: Segundo o texto
fale sobre esporte e regras.
Obs. Importante depois
de pesquisar e copiar sobre as suas etapas ou modalidades esportivas deixar em
seu caderno o registro, não se esquecendo de fazer a postagem para o professor
pois se trata de uma atividade avaliativa, a e também data e série e nome, por
favor.
Boa aula!! jovens!
Professor Fabio
Venâncio de Oliveira!!