quarta-feira, 5 de agosto de 2020

Disciplina:História 7º ano B Professora: Lêda Maria

Disciplina:História
7º ano B                     Professora: Lêda Maria
Data :05/08/2020

Olá, prezados!
Hoje retomamos nossas atividades, espero que todos estejam bem de saúde . Vamos juntos para mais um semestre produtivo e muito positivo para todos!

 Dando seqüência ao nosso conteúdo vocês deverão assistir à aula referente à Colonização Portuguesa do Brasil.
 Ela encontra-se disponível em: < https://www.youtube.com/watch?v=xG31V-Mrk8Q

Após, vocês deverão copiar o texto abaixo:

INÍCIO DA COLONIZAÇÃO NA AMÉRICA PORTUGUESA

Como vimos o mundo ficou “dividido”, por meio do Tratado de Tordesilhas, entre Portugal e Espanha, as maiores potências marítimas do período moderno. A partir desse resumo, começaremos um percurso pelas principais áreas colonizadas por esses dois países. Hoje, partiremos do início da colonização na América Portuguesa, território que conhecemos hoje como Brasil.

COLONIZAÇÃO NA AMÉRICA PORTUGUESA: A CHEGADA

Dia 9 de março de 1500 partiu de Lisboa uma expedição, com cerca de 1500 homens, navegadores experientes, cosmógrafos, frades franciscanos e funcionários reais com destino às Índias. O comando da empreitada estava nas mãos do fidalgo português Pedro Álvares Cabral.
Em 22 de abril, os portugueses pisaram pela primeira vez em terras brasileiras, na região do atual estado da Bahia. Ao desembarcarem, os portugueses encontraram-se com os nativos. O primeiro contato foi amistoso. Foi rezada ali uma missa e depois o comandante mandou uma mensagem ao rei de Portugal relatando o ocorrido.

O PAU-BRASIL

Logo que chegaram, os portugueses não encontrar ouro, prata ou qualquer outro metal precioso e nem mesmo especiarias. Assim a atividade econômica mais lucrativa nos primeiros anos de colonização foi a exploração e comercialização de madeira. A tinta extraída do pau-brasil servia como corante, que eram raros na época.
Os portugueses fundaram as feitorias, guarnições rústicas que abrigavam os homens que serviam de intermediários entre os comerciantes e os índios, que eram utilizados como mão-de-obra na extração do pau-brasil.
Os indígenas eram pagos com pequenos objetos, como espelhos, facas ou miçangas. Esse tipo de troca com os europeus recebia o nome de escambo.
.
NÃO  ESQUEÇAM  DE REGISTRAR A DATA DE HOJE E O CONTEÚDO TRABALHO .