Fauna do Cerrado
A fauna e a flora do Cerrado são extremamente ricas: cerca de 5% de toda a biodiversidade do planeta é encontrada nesse bioma. Em virtude de tamanha diversidade, o Cerrado é considerado a savana mais rica do mundo.
É importante destacar que o Cerrado é formado por um mosaico de vegetações, apresentando desde formações florestais até formações campestres. Além disso, é influenciado por uma série de fatores ambientais, como regime de fogo, tipo de solo e de clima. Todos esses fatores contribuem para a diversidade de espécies do Cerrado.
Fauna
Quando falamos em fauna do Cerrado, fazemos referência às espécies animais que vivem nessa área. No Cerrado, é possível encontrar espécies endêmicas, ou seja, exclusivas dessa região, bem como espécies que vivem em outros biomas. Veja a seguir algumas espécies de animais que podem ser encontradas no Cerrado:
Cachorro-do-mato-vinagre (Speothos venaticus): O cachorro-do-mato-vinagre ou apenas cachorro-vinagre é uma espécie de pequeno porte que possui corpo compacto e pernas e cauda curtas. Esses animais, que podem ser encontrados sozinhos ou em grupo, possuem uma dieta exclusivamente carnívora.
Ema (Rhea americana): A ema é considerada a maior e mais pesada ave brasileira. É um animal onívoro que se alimenta de frutos, sementes, folhas, insetos e animais de pequeno porte, como rãs. Apesar de serem classificadas como aves, as emas não voam.
Lobo-guará (Chrysocyon brachyurus): O lobo-guará é um canídeo bastante típico do Cerrado, sendo considerado o maior canídeo da América do Sul. Apesar de grande, é um animal pouco agressivo. Entre os participantes de sua dieta, podemos citar alguns pequenos animais e frutos típicos do Cerrado, como a lobeira.
Queixada (Tayassu pecari): Queixada é um animal encontrado em grupos. Esses animais são mais ativos no começo da manhã e no fim da tarde. Sua alimentação é composta, principalmente, de frutos, apesar de se alimentarem também de insetos e minhocas.
- Seriema (Cariama cristata): A seriema é uma ave territorial de médio porte. Alimenta-se de insetos e pequenos vertebrados. Uma característica marcante da seriema é que ela prefere correr em vez de voar.
- Suçuarana (Puma concolor): A suçuarana é um animal que se destaca pelo seu tamanho, sendo classificado como o segundo maior felino das Américas, perdendo apenas para a onça-pintada. Esse animal, também conhecido como onça-parda, é carnívoro e apresenta hábito solitário, formando pares apenas no período de reprodução.
Tamanduá- bandeira (Myrmecophaga tridactyla): O tamanduá-bandeira é um animal que apresenta longos pelos, membros fortes e focinho longo. Essa espécie é, geralmente, encontrada sozinha. Sua alimentação é constituída, principalmente, de cupins e formigas.