Hoje faremos a CORREÇÃO da última atividade que aqui foi postada. Portanto, analisem as questões e façam as adequações necessárias. (A correção está destacada de cor vermelha).
Após fazer a correção, PRODUZA UM CONTO COM O TEMA "FOLCLORE NA PANDEMIA", NO MÍNIMO 20 LINHAS. (SUGESTÃO: ESCOLHA ALGUMA LENDA E TRAGA PARA O CONTEXTO DE PANDEMIA, MOMENTO QUE ESTAMOS VIVENDO AGORA, UTILIZE SUA CRIATIVIDADE, E SE POSSÍVEL, COLOQUE HUMOR EM SEU CONTO PARA FICAR LEGAL). QUANDO TERMINAREM, ME ENVIE PELO WHATSAPP PARA QUE EU POSSA AVALIÁ-LOS. 991671677
BOA PRODUÇÃO!
CORREÇÃO.
1) Qual o assunto do texto “O assalto” de Carlos Drummond de Andrade?
Fala de uma confusão ocorrida em uma feira de alimentos, provocada por um mal-entendido.
Fala de uma confusão ocorrida em uma feira de alimentos, provocada por um mal-entendido.
2) Na fala da gorda senhora “Isto é um assalto! ” Qual o sentido dado à palavra “assalto”, no texto?
Foi colocado no sentido figurado. O significado literal seria exorbitância de preço.
Foi colocado no sentido figurado. O significado literal seria exorbitância de preço.
3) “Aquela voz subindo do mar de barracas e legumes era como a própria sirena policial, documentando, por seu uivo, a ocorrência grave, que fatalmente se estaria consumando ali, na claridade do dia, sem que ninguém pudesse evitá-la. ” De acordo como o trecho, responda:
a) De quem era a voz que subia pelo mar de barracas?
A voz era da senhora que se assustara com o preço do chuchu e das pessoas que iam multiplicando a notícia que havia um assalto.
b) A que foi comparada essa voz que subia do mar de barracas?A voz era da senhora que se assustara com o preço do chuchu e das pessoas que iam multiplicando a notícia que havia um assalto.
Ao barulho de uma sirene policial.
c) Explique a expressão “mar de barracas” destacada no trecho.
“Mar de barracas” é uma hipérbole, uma figura de linguagem que foi utilizado para expressar um exagero intencional, com a finalidade de tornar mais expressiva a ideia.
4) “Na feira, a gorda senhora protestou a altos brados contra o preço do chuchu:
— Isto é um assalto!
Houve um rebuliço. Os que estavam perto fugiram.”
Ao analisar o texto e o trecho acima, levando em consideração que o foco narrativo se define pela perspectiva por meio da qual o narrador opta para relatar os acontecimentos inerentes ao enredo, é correto afirmar que o narrador:
a) ( X ) não participa ativamente dos fatos relatados, mas conhece toda a história, detalhadamente, narrando-os em 3ª pessoa.
b) ( ) descreve os acontecimentos, abordando as sensações e os sentimentos das personagens, em 1ª pessoa.
c) ( ) participa ativamente dos fatos narrados, ou seja, é um dos personagens da história.
d) ( ) se torna também um personagem, assumindo a condição de narrador protagonista.
5) De acordo com o texto, é CORRETO afirmar que:
a) ( ) o alto preço dos gêneros alimentícios, como o chuchu e o tomate, é comparável a um roubo sofrido pelos feirantes.
b) ( ) os chamados “boatos” têm sempre algum fundamento, corroborando a expressão popular: “o povo aumenta, mas não inventa”.
c) ( ) o assalto, em local de intenso movimento de pessoas, gera danos apenas pela convulsão coletiva e não pelo bem subtraído.
d) ( X ) a comunicação espontânea entre as pessoas transmite informações nem sempre bem fundamentadas.