Hoje faremos a CORREÇÃO da última atividade que aqui foi postada. Portanto, analisem as questões e façam as alterações necessárias. (A correção está destacada na cor vermelha).
CORREÇÃO.
1) Qual o assunto do texto “O assalto” de Carlos Drummond de Andrade?
Fala de uma confusão ocorrida em uma feira de alimentos, provocada por um mal-entendido.
Fala de uma confusão ocorrida em uma feira de alimentos, provocada por um mal-entendido.
2) Na fala da gorda senhora “Isto é um assalto! ” Qual o sentido dado à palavra “assalto”, no texto?
Foi colocado no sentido figurado. O significado literal seria exorbitância de preço.
Foi colocado no sentido figurado. O significado literal seria exorbitância de preço.
3) “Aquela voz subindo do mar de barracas e legumes era como a própria sirena policial, documentando, por seu uivo, a ocorrência grave, que fatalmente se estaria consumando ali, na claridade do dia, sem que ninguém pudesse evitá-la. ” De acordo como o trecho, responda:
a) De quem era a voz que subia pelo mar de barracas?
A voz era da senhora que se assustara com o preço do chuchu e das pessoas que iam multiplicando a notícia que havia um assalto.
b) A que foi comparada essa voz que subia do mar de barracas?A voz era da senhora que se assustara com o preço do chuchu e das pessoas que iam multiplicando a notícia que havia um assalto.
Ao barulho de uma sirene policial.
c) Explique a expressão “mar de barracas” destacada no trecho.
“Mar de barracas” é uma hipérbole, uma figura de linguagem que foi utilizado para expressar um exagero intencional, com a finalidade de tornar mais expressiva a ideia.
4) De acordo com o texto, é CORRETO afirmar que:
a) ( ) o alto preço dos gêneros alimentícios, como o chuchu e o tomate, é comparável a um roubo sofrido pelos feirantes.
b) ( ) os chamados “boatos” têm sempre algum fundamento, corroborando a expressão popular: “o povo aumenta, mas não inventa”.
c) ( ) o assalto, em local de intenso movimento de pessoas, gera danos apenas pela convulsão coletiva e não pelo bem subtraído.
d) (X) a comunicação espontânea entre as pessoas transmite informações nem sempre bem fundamentadas.