Hoje faremos uma atividade interpretativa baseada no gênero Notícia. Façam a LEITURA do texto e COPIEM e RESPONDAM a questão proposta.
Antes de começar, leia a síntese do gênero.
A Notícia é um gênero textual jornalístico e não literário que está presente em nosso dia a dia, sendo encontrada principalmente nos meios de comunicação.
Trata-se, portanto de um texto informativo sobre um tema atual ou algum acontecimento real, veiculada pelos principais meios de comunicação: jornais, revistas, meios televisivos, rádio, internet, dentre outros.
Leia o texto
a seguir:
Mãe faz filho
pedir desculpas e levar flores para colega após empurrão
8
de julho de 2016
O pequeno Diogo, de 4
anos, levou flores para a coleguinha e pediu desculpas
A mãe
Tavane Carvalho, que mora em Porto Alegre (RS), teve uma ideia, após ficar
sabendo que seu filho, Diogo, de 4 anos, havia empurrado uma coleguinha na
escola.
Além de conversar com o
menino e educá-lo sobre a situação, ela fez questão de mandá-lo para a escola
com um vaso de flores e um pedido de desculpas para a menina.
Em seu perfil no
Facebook, ela publicou uma foto do menino segurando o vaso com violetas e
explicou: “Depois de muita conversa, castigo ontem, hoje foi o dia de levar
flores para a coleguinha que ele empurrou ontem na escola. #naosebateemmulher #sóflores #sócarinho #vaiserumprincipe
#nãoéfácil”.
Tavane explicou que
tudo começou na última quinta-feira (30), quando foi buscar o menino
na escola e a professora perguntou se ele não tinha nada a contar para a
mãe. Foi assim que ela soube que, ao invés de pedir licença para passar, o
Diogo havia empurrado uma coleguinha chamada Isabelle.
“Na hora eu não fiz nada,
somente deixei ele no pátio da escola. No carro fui pensado sobre o que fazer,
sem assunto com ele. Eu disse que estava muito triste com ele”, explica ela.
“Cheguei em casa e o coloquei na minha frente, pedi pra ele conversar comigo
olhando nos meus olhos e expliquei que não se bate nos colegas, ainda mais em
meninas”.
Assim, ela conta que
deixou o filho de castigo no quarto (permitido somente a ir ao banheiro) por
algumas horas. “Ele ficou lá até a hora de dormir, rezou para Deus, disse que
não ia fazer mais, me pediu desculpas diversas vezes, mas fiquei forte e
mantive a palavra do castigo”, relembra.
No dia seguinte, a
mãe voltou a falar com o filho sobre o assunto e teve a ideia das flores
enquanto o levava para a escola. “Parei no mercado e falei para ele escolher
uma flor para a Isabelle. Falei para ele pedir desculpas, prometer a ela que
não iria mais fazer o que fez e entregar as flores para ela ficar feliz com
ele”. Sob o olhar da professora, que depois narrou a situação para Tavane, o
menino pediu desculpas e ofereceu as flores para a coleguinha. Sem reação, ela
só aceitou o gesto e retribuiu o abraço oferecido por ele quando autorizada
pela própria mãe, que estava com ela no momento.
O final do dia foi de
aprendizado. “Quando peguei ele na escola, eu perguntei se ele foi desculpado,
ele disse que sim e que não iria mais repetir o erro. Agora é esperar que nunca
aconteça mesmo”, finaliza ela.
Feita na sexta-feira
(1º), a publicação viralizou: mais de 51 mil curtidas, seis mil
compartilhamentos da postagem original e mais de 3 mil comentários – a maioria
elogiando a atitude da mãe. “Parabéns pela postura, Tata Carvalho.
Atitudes como esta que parecem simples são o diferencial pra guiar nossos
filhos no caminho do bem”, escreveu uma internauta.
Atividade
1. Complete o quadro:
Que
tipo de texto acabamos de ler?
|
|
O que ele informa?
|
|
Para quem o texto foi produzido?
|
|
Onde ele foi publicado?
|
|
Quando ele foi publicado?
|
|
Em que pessoa verbal é redigida a notícia?
|
|