segunda-feira, 17 de agosto de 2020

Aula de Língua Portuguesa 3° Ano A

Bom dia, meninos(as)!!
Como estão?


Na aula de hoje iremos fazer correção de duas atividades de Literatura:

Do dia 10/08/2020
01. (UCSal-BA) A lembrança da vida da gente se guarda em trechos diversos, cada um com seu signo e sentimento, uns com os outros acho que nem não misturam. Contar seguido, alinhavado, só mesmo sendo as coisas de rasa importância. De cada vivimento que eu real tive, de alegria forte ou pesar, cada vez daquela hoje vejo que eu era como se fosse diferente pessoa. Sucedido, desgovernado. Assim eu acho, assim eu conto […]. Tem horas antigas que ficaram muito mais perto da gente do que outras, de recente data.
O trecho anterior, de Grande sertão: veredas, de Guimarães Rosa, esclarece um dos aspectos do tratamento dado ao tempo nessa obra. Assinale a alternativa em que se explicita esse tratamento.
C) A narrativa constrói-se a partir de um tempo reestruturado pela memória, em que os acontecimentos se classificam segundo uma ordem de importância subjetiva.

02. (UFOP-MG) Assinale a alternativa que apresenta João Cabral de Melo Neto como “um poeta cuja poesia versa constantemente sobre o próprio fazer poético”.
A) “A luta branca sobre o papel
que o poeta evita,
luta branca onde corre o sangue
de suas veias de água salgada”.

03. Terceira Fase do Modernismo: (UESPI-PI–2009) Entre os autores da Terceira Geração Modernista, a chamada Geração de 45, o principal nome é o de João Cabral de Melo Neto. Deste poeta pernambucano, podemos afirmar o seguinte:
D) O Rio Capibaribe, a cidade de Sevilha e o retirante nordestino são temas que encontramos em sua poesia.

04. (USF-SP) A respeito de Guimarães Rosa é CORRETO afirmar que:
A) transmitiu ao nosso regionalismo valores universais, ao abordar dúvidas do próprio homem, numa linguagem recriada poeticamente.

Do dia 13/08/2020
01. Terceira Fase do Modernismo: (UniBH–MG) O Simbolismo, estilo de época que surgiu nos fins do século passado, teve como uma de suas principais características o uso de imagens sinestésicas, sensitivas. Embora modernista, Guimarães Rosa não raro faz também uso desse expediente poético, como confirmam todas as passagens a seguir, extraídas do conto “As margens da alegria”, de Primeiras estórias, EXCETO:
A) “A aparição angélica dos papagaios. As pitangas e seu pingar. O veado campeiro: o rabo branco.”

02. (Enem–2003)Pequenos tormentos da vida
De cada lado da sala de aula, pelas janelas altas, o azul convida os meninos, as nuvens desenrolam-se, lentas como quem vai inventando preguiçosamente uma história sem fim…Sem fm é a aula: e nada acontece, nada… Bocejos e moscas. Se ao menos, pensa Margarida, se ao menos um avião entrasse por uma janela e saísse por outra! QUINTANA, Mario. Poesias.
Na cena retratada no texto, o sentimento do tédio:
C) acaba estimulando a fantasia, criando a expectativa de algum imprevisto mágico.

03. Terceira Fase do Modernismo: (Enem–1999) Leia o que disse João Cabral de Melo Neto, poeta pernambucano, sobre a função de seus textos: Falo somente com o que falo: a linguagem enxuta, contato denso; falo somente do que falo: a vida seca, áspera e clara do sertão; falo somente por quem falo: o homem sertanejo sobrevivendo na adversidade e na míngua. Falo somente para quem falo: para os que precisam ser alertados para a situação da miséria no Nordeste.
Para João Cabral de Melo Neto, no texto literário:
A) a linguagem do texto deve refletir o tema, e a fala do autor deve denunciar o fato social para determinados leitores.

04. Terceira Fase do Modernismo: (UFRS) O romance de Clarice Lispector:
E) renova, define e intensifica a tendência introspectiva de determinada corrente de ficção da segunda geração moderna.

Boa aula!!
Professora Marivânia Rocha!!🌼🍃