quinta-feira, 27 de agosto de 2020

Aula de Língua Portuguesa 2° Ano A

Bom dia, meninos(as)!!
Tudo bem?

ATENÇÃO. DIA DE ENTREGA DE ATIVIDADES DE PORTUGUÊS.
Na aula de hoje irão ler o texto abaixo e no caderno de Gramática irão fazer um belo resumo sobre o Anúncio Publicitário. Após, me envia por favor!!


Anúncio Publicitário
Antes de darmos início ao referido assunto, observemos a imagem:

Podemos perceber que se trata de um texto no qual o discurso pauta-se pelo instinto persuasivo, de modo a convencer o leitor sobre os riscos de dirigirmos sob efeito de medicamentos, uma vez que os mesmos interferem na coordenação motora, diminuindo consideravelmente nossos reflexos.

De posse dessa percepção, atentemo-nos para a análise da linguagem: É uma linguagem objetiva ou possui traços conotativos?

Obviamente que possui traços conotativos, pois ao empregar a expressão – Não ponha os medicamentos ao volante, o enunciador lança mão de uma linguagem figurada denominada personificação ou prosopopeia, a qual pauta-se por atribuir características humanas a seres inanimados. No caso em questão, seriam os medicamentos.

Desse modo, tal recurso confere maior ênfase à linguagem, pois se trata de uma comunicação na qual o objetivo maior é promover o alerta sobre um assunto extremamente polêmico, onde uma das soluções possivelmente viáveis é a aposta em campanhas educativas, almejando, ao menos, amenizar a problemática.

Estruturalmente, o anúncio publicitário compõe-se dos seguintes elementos:
Título – Deve ser algo conciso e chamativo, procurando despertar o interesse do interlocutor. Geralmente comporta-se de frases curtas.
Imagem – Diversifica-se entre desenhos, montagens, fotografias. Como o texto possui um caráter persuasivo, a mesma deve ser algo atraente e inusitado.
Corpo do texto – É o objetivo em si, aquele que se pretende obter com a mensagem. O vocabulário deve ir ao encontro do público–alvo, procurando corresponder às expectativas.
Identificação do produto ou marca – Esse funciona como uma assinatura do anunciante. Em muitos casos vem acompanhado de um Slogan, o qual define-se por frases de efeito, com o objetivo de atrair o consumidor para a aquisição do produto.

Boa aula!!
Professora Marivânia Rocha!!🌼🍃