OLÁ, QUERIDO ALUNO!
Que
nossa semana seja repleta de aprendizado e conquistas.
PROPOSTA PARA HOJE
NO
CADERNO DE REDAÇÃO, ESCREVA:
DATA: 17/08/20
TEMA DA AULA: Gênero: Conto Popular (Período de Revisão)
Conto: Esopo
Autor: Desconhecido
(COPIAR NO CADERNO O RESUMO ABAIXO)
CONTOS POPULARES
1. Narrativa
curta, da tradição oral, passada de geração em geração;
2. Transmitem
costumes, ideias, conhecimentos, valores e tradições de um povo ou de uma cultura;
4. Finalidade: entreter o leitor,
divertir, dar bons exemplos ou tentar explicar
coisas que as pessoas não entendem;
5. Linguagem: linguagem informal com marcas de oralidade;
6. Tempo: indeterminado (certa vez, certo dia, era uma vez...);
7. Espaço: indefinido (num povoado qualquer, numa estrada sem
identificação...);
8. Estrutura: situação inicial, conflito, desenvolvimento, clímax e
desfecho.
ASSISTA AO VÍDEO EXPLICATIVO SOBRE AS
CARACTERÍSTICAS DO CONTO POPULAR: https://www.youtube.com/watch?v=_9FIM0jKC4I
ATIVIDADES
Leia:
ESOPO
Esopo era um escravo de rara inteligência que
servia à casa de um conhecido chefe militar da antiga Grécia. Certo dia, em que
seu patrão conversava com outro companheiro sobre os males e as virtudes do
mundo, Esopo foi chamado a dar a sua opinião sobre o assunto, ao que respondeu
seguramente:
-- Tenho a mais absoluta certeza de que a
maior virtude da Terra está á venda no mercado.
-- Como? – perguntou o amo, surpreso – Tens
certeza do que estás falando? Como podes afirmar tal coisa?
-- Não só afirmo, como, se meu amo permitir,
irei até lá e trarei a maior virtude da Terra.
Com a devida autorização do amo, saiu Esopo e,
dali a alguns minutos, voltou carregando um pequeno embrulho. Ao abrir o
pacote, o velho chefe encontrou vários pedaços de língua e, enfurecido, deu ao
escravo uma chance para se explicar.
-- Meu amo, não vos enganei – retrucou Esopo
--- A língua é, realmente, a maior das virtudes. Com ela podemos consolar,
ensinar, esclarecer, aliviar e conduzir. Pela língua os ensinos dos filósofos
são divulgados, os conceitos religiosos são espalhados, as obras dos poetas se
tornam conhecidas de todos. Acaso podeis negar essas verdades, meu amo?
-- Boa, meu caro – retrucou o amo – Já que és
desembaraçado, que tal trazer-me agora o pior vício do mundo?
-- É perfeitamente possível, senhor. E com
nova autorização de meu amo, irei novamente ao mercado e de lá trarei o pior
vício de toda Terra.
Concedida a permissão, Esopo saiu novamente e
dali a minutos voltava com outro pacote, semelhante ao primeiro. Ao abri-lo, o
amo encontrou novamente pedaços de língua. Desapontado, interrogou o escravo e
obteve dele surpreendente resposta:
-- Por que vos admirais de minha escolha? Do
mesmo modo que a língua, bem utilizada, se converte numa sublime virtude,
quando relegada a planos inferiores, se transforma no pior dos vícios. Através
dela tecem-se as intrigas e as violências verbais. Através dela, as verdades
mais santas, por ela mesma ensinadas, podem ser corrompidas e apresentadas como
anedotas vulgares e sem sentido. Através da língua, estabelecem-se as
discussões infrutíferas, os desentendimentos prolongados e as confusões
populares que levam ao desequilíbrio social. Acaso podeis refutar o que digo? –
indagou Esopo.
Impressionado com a inteligência invulgar do
serviçal, o senhor calou-se, comovido, e, no mesmo instante, reconhecendo o
disparate que era ter um homem tão sábio como escravo, deu-lhe a liberdade.
Esopo aceitou a libertação e tornou-se, mais
tarde, um contador de fábulas muito conhecido da Antiguidade, cujas histórias
até hoje se espalham por todo o mundo.
(Autor
desconhecido)
DEPOIS DA LEITURA DO CONTO, COPIAR E
RESPONDER AS ATIVIDADES ABAIXO
1- Enumere
a segunda coluna de acordo com a primeira:
(A)
Personagens principais
(B)
Local onde aconteceram os fatos
(C) Desfecho
(D)
Narrador observador
( ) Esopo era um escravo de rara
inteligência que servia à casa de um conhecido chefe militar.
( ) O chefe militar e o escravo.
( ) Antiga Grécia.
( ) Esopo foi a libertado e tornou-se, mais tarde, um contador de
fábulas muito conhecido da Antiguidade
2- O trecho “indagou Esopo” pode
ser escrita, mantendo-se o mesmo sentido, como:
a) ( ) respondeu Esopo;
b) ( ) percebeu Esopo;
c) ( ) perguntou Esopo;
d) ( ) assegurou Esopo;
3- Segundo o texto, a língua
tanto serve para as virtudes quanto para os vícios do mundo.
Como
exemplo de virtude e vício, respectivamente, podem-se citar
a) ( ) ensinamentos filosóficos e conceitos
religiosos.
b) ( ) discussões infrutíferas e obras literárias.
c) ( ) rede de intrigas e desentendimentos.
d) ( ) ensinamento das verdades santas e criação
de anedotas vulgares.
BONS ESTUDOS!
PROFª
ELISÂNGELA