sexta-feira, 19 de junho de 2020

QUÍMICA - 1º ANO B

Olá pessoal!
Bom hoje, vamos fazer exercícios de revisão com auxílio de lista que recebemos.  Então vamos aos trabalhos.  A instrução é a seguinte: Vocês vão copiar e responder em seus cadernos as questões abaixo:

QUÍMICA
Avaliar as implicações ambientais de diferentes combustíveis utilizados na produção de energia e comparar sua eficiência térmica utilizando a entalpia de combustão.
Para essa aula é importante:
- Assistir à videoaula disponível em:
https://portal.educacao.go.gov.br/

Assistir à videoaula:
https://tinyurl.com/ycvqc5dt

Disponível em
https://tinyurl.com/y76hovkn

- Com o auxílio de pesquisas, procurem responder às atividades propostas.

ATIVIDADE 01
(UCS-RS/2018) – Leia o texto e responda:
Você sabe quanto ingeriu hoje, por exemplo, de magnésio, cobre, selênio, zinco ou iodo? Provavelmente não faça a mínima ideia, não é mesmo? Na hora de pensar uma dieta, essas substâncias acabam passando quase que completamente despercebidas pela maioria das pessoas.
Mas, acredite: elas são fundamentais para a saúde do organismo e, muitas delas, estão diretamente relacionadas à saúde cerebral. Nutricionista e doutora em Neurociência pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Bettina Moritz explica que o desequilíbrio desses elementos no organismo pode contribuir para o
surgimento de patologias mentais severas, como Parkinson, Alzheimer e depressão. Ainda assim, pouca importância é dada à sua dosagem adequada na alimentação. “A vida não é feita só de calorias, e muitos modismos e dietas comprometem a ingestão desses micronutrientes”, explica.
Na relação de micronutrientes que a especialista considera essenciais para o bom funcionamento do cérebro, ela destaca o selênio, o zinco e o magnésio. Estes dois últimos, em particular, têm preocupado os profissionais da área da saúde considerando os níveis inadequados em que aparecem na dieta da população
brasileira, em parte decorrente da vida agitada e estressante dos tempos modernos. Mas, não se preocupe: a carência dessas substâncias pode ser evitada com uma dieta equilibrada. De acordo com os especialistas, a melhor alimentação para o cérebro é aquela rica em frutas, verduras e alimentos integrais. Peixes e ovos são também uma ótima opção, desde que consumidos com moderação.



Em relação aos nove elementos químicos representados no infográfico acima, assinale a alternativa correta.
(A) Todos, com exceção do iodo, são metais de
transição externa.
(B) Seis deles encontram-se localizados em um
mesmo grupo da Tabela Periódica.
(C) Dois deles pertencem à família dos chamados
metais alcalinos.
(D) Um deles é frequentemente utilizado como
medicamento, sob a forma de carbonato, no
tratamento da depressão.
(E) Quatro deles pertencem ao bloco s, dois ao
bloco p e três ao bloco d da Tabela Periódica


ATIVIDADE 02
(IFMT/2018) - Na Tabela Periódica abaixo, estão identificados, através dos números 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7,8, 9, ......16, 17 e 18, todos os grupos dos elementos químicos.


Disponível em: http://www.clickestudante.com/img-conteudo/0219C.gif.

Alguns desses grupos podem receber nomes, sendo que os dois primeiros grupos da Tabela Periódica são identificados nesta ordem, pelos nomes Metal Alcalino e Metal Alcalino Terroso, enquanto os três últimos grupos são denominados respectivamente de Calcogênios. Halogênios e Gases Nobres. Considerando a Tabela Periódica e o enunciado, assinale a alternativa que contém os símbolos dos elementos químicos pertencente, respectivamente,
aos grupos dos Calcogênios, Halogênios e Gases Nobres.

(A) O; Se; Te.
(B) Se; Br; F.
(C) Br; Se; Ne.
(D) S; F; Ne.
(E) Br; O; Ne.

ATIVIDADE 03
(UEG-GO/2015) - No processo de evolução da tabela periódica, os modelos de Mendeleev e Moseley foram as formulações mais bem-sucedidas para demonstrar a periodicidade das propriedades dos elementos químicos.
Nesse contexto, a diferença básica entre os modelos de Mendeleev e Moseley residem, respectivamente, na forma de organização dos seguintes parâmetros atômicos:

(A) massa atômica e elétrons.
(B) massa atômica e nêutrons.
(C) elétrons e número de prótons.
(D) nêutrons e número de prótons.
(E) massa atômica e número de prótons.

ATIVIDADE 04
(PUC-MG/2018) - Um elemento químico cuja distribuição eletrônica é 1s2 2s2 2p6 3s2 3p1 está presente em diversos utensílios domésticos. Sobre esse elemento químico, são feitas as afirmações a seguir.
I. Encontra-se no terceiro período da tabela
periódica.
II. É classificado como ametal.
III. Tem tendência a formar ligações iônicas com
metais.
IV. Possui 3 elétrons na camada de valência.
São CORRETAS as afirmações:
(A) I e IV.
(B) I e II.
(C) II e III.
(D) III e IV.
(E) Somente a I.


Boa aula,
Profª: Laura Beatriz