quarta-feira, 3 de junho de 2020

HISTÓRIA 6º A e B PROF. LEDA MARIA E VALMIR XAVIER


BOM DIA MENINOS!
Como você tem se comportado frente às ordens das organizações de saúde com relação a pandemia? Como verdadeiro cidadão, ou como alguém que não se preocupa consigo mesmo e menos ainda com as pessoas que você ama?
É hora de pensarmos nisso!
SE PUDER FIQUE EM CASA, E SE TIVER QUE SAIR USE MÁSCARA.
Por favor, transcreva tudo em seu caderno.

TEMA:  INDIA,CHINA E JAPÃO   01/06/2020      6º ANO
TEXTO COMPLEMENTAR  (NÃO É PARA COPIAR)


O ORIENTE: ÍNDIA, CHINA E JAPÃO.
 Índias: era o termo genérico usado pelos europeus para se referir às terras do Oriente. O comércio das especiarias estava nas mãos dos árabes, que compravam e transportavam as especiarias até os portos do Mediterrâneo. Essas especiarias eram vendidas aos mercadores de Gênova e Veneza, que dominavam o comércio desses produtos na Europa. Portugal buscava um novo caminho marítimo por meio do Oceano Atlântico, evitando, assim, pagar os altos preços praticados pelos mercadores genoveses e venezianos. A ÍNDIA Vasco da Gama chegou à cidade de Calicute, na Índia, em 1498. Os portugueses não foram bem recebidos pelo samorim (líder de Calicute). Utilizaram violência e forçaram o governante local a firmar uma parceria comercial com o rei de Portugal. Calicute foi bombardeada. Na segunda expedição que fizeram para a Índia, em 1500, utilizaram armas de fogo e eliminaram todos aqueles que se colocavam contra os portugueses. Invadiram terras, construíram feitorias, casas e igrejas. Por volta de 1505, os portugueses conquistaram a cidade de Cochin, em seguida as cidades de Goa, Damão, Bombaim e Diu. * Goa foi província portuguesa até 1974, quando se tornou independente. Para administrar todos esses territórios, em 1505, criaram o Estado Português na Índia. Portugal se tornou o mais importante exportador de pimenta-do-reino para a Europa. Também eram comercializados perfumes, algodão, gengibre, canela, noz-moscada, cravo, diamante indiano, corante azul (índigo), seda chinesa e nitrato de potássio (usado na fabricação de pólvora). Diferenças religiosas Além de estabelecer rotas e comercializar especiarias, as navegações tinham como objetivo expandir a fé cristã. · O budismo: fundado por Sidarta Gautama, o chamado Buda. Filho de um príncipe do Nepal, Sidarta queria atingir a “iluminação”, como forma de abandonar o sofrimento, buscando o nirvana, que seria um estado de desprendimento espiritual do corpo físico. Os budistas acreditam na reencarnação de seres humanos em outro corpo na hora da morte. OBS: A sociedade indiana foi dividida em castas, ou seja, em grupos específicos de acordo com o nascimento da cada indivíduo. Os brâmanes eram sacerdotes que oravam; os xátrias eram soldados que lutavam; os vaixás, os fazendeiros e artífices que trabalhavam; e por fim os sudras (intocáveis), na extremidade inferior da escala, lidavam com tudo o que fosse impuro.

Correção da aula anterior:
Qual o idioma mais falado:
a-    Na India: Rosa
b-    Na China: Amarelo
c-    No Japão: Verde

ATIVIDADES NA PRÓXIMA AULA:  (COPIAR NO CADERNO)

1)    Como é composto o relevo de cada um dos países abaixo:
a-     Na India:
b-    Na China:
c-    No Japão:
2)    Relacione o nome de um rio principal de cada uma das regiões:
      Na India:
Na China:
No Japão:
3)    Assinale com X a resposta certa:
a)    INDIA era um termo genérico utilizado para se referir a terras da região:
(   )Ocidente      (   )Oriente     (   ) América

b)    Em 1505 eram comum as exportações de especiarias do Oriente para o Ocidente. Assim, nesse período, o país que se tornou o principal exportador de pimenta do reino para a Europa foi:
      (   )Portugal            (   )Brasil             (   )Japão

4)    Qual a principal religião na INDIA?

5)    A sociedade indiana foi dividida em castas. Como foi feito isso?

Bons estudos meninos!!! Boa sema pra vocês!