quarta-feira, 3 de junho de 2020

Estudo Orientado - 9º ano B

Olá pessoal!
Hoje vamos copiar um texto sobre as técnicas de estudo, visto na vídeo aula anterior, e como hoje é dia de vocês me enviarem atividades, logo após de copiarem tirem fotos e me enviem no meu particular. (95757877)


Técnicas de Leitura e análise 
• COMPREENSÃO: Compreender o que se ler é um fator imprescindível e determinante no rendimento do estudante. Quando a leitura é compreendida, se cria a concepção dos conceitos principais e secundários do texto. Ao mesmo tempo, o estudante se torna capaz de distinguir as ideias explícitas e implícitas contidas nele. A leitura pode ser feita quantas vezes o estudante achar necessário. Para verificar se conseguiu compreender efetivamente o texto, o estudante pode responder perguntas em relação ao mesmo ou tentar redigir a ideia central com suas próprias palavras.

 • RETENÇÃO: O processo de retenção envolve tudo que se consegue absorver e armazenar através da leitura. É o que o estudante consegue guardar, lembrar em situações relacionadas aquilo que leu, associar a outro conteúdo já existente em sua memória. O ato de reter está estritamente interconectado ao aprender: Só se retém o que se aprende.

ANOTAÇÕES: Para garantir um bom entendimento daquilo que se está lendo, é preciso utilizar-se das diversas técnicas de análise existentes, como: sublinhar, resumir, anotar à margem, etc. Todas essas técnicas ajudarão a compreender e a aplicar o conteúdo, além de construírem o conhecimento. A técnica de anotar à margem dos textos possibilita ao estudante voltar a atenção para aquilo que julga relevante. Escrever palavras chaves, comentários, figura, desenho, sinais (exclamação, interrogação) e outros da criatividade do estudante são válidos para assinalar suas considerações.

SUBLINHADO: Técnica de análise de texto, que consiste em grifar as ideias importantes de maneira que volte a atenção à parte destacada numa posterior releitura. Objetiva dividir as partes do texto em graus de relevância distintos. Pois não se devem sublinhar frases ou linhas inteiras, apenas os dados importantes e as palavras-chave.


Técnicas de Síntese Esquema - 
O esquema é uma consequência gráfica e ordenada do sublinhado. Nela se criam laços hierarquizados entre as principais ideias que conformam um tema. Isto é, estabelecem-se quais são as ideias principais, as secundárias e os argumentos de apoio para indicar a relação que têm entre si. Os esquemas permitem que em um olhar rápido se obtenha uma ideia clara do conteúdo e da estrutura da informação, para depois poder estudá-la e analisá-la com profundidade. Os esquemas são de grande ajuda para organizar os tempos de estudo, bem como para saber o conteúdo já estudado, o estudo que falta e aquele que necessita maior ênfase. Para elaborar um esquema é necessário:
1. Fazer uma leitura de compressão e elaborar o sublinhado.
2. Procurar as palavras e conceitos e enunciá-los em frases curtas.
3. Ordenar o conteúdo definindo o tema central, as ideias principais e as secundarias de forma que se possa ir decompondo a informação.

RESUMO - Resumir é apresentar de forma breve e concisa um determinado conteúdo. Um bom resumo permite que o estudante encontre rapidamente as ideias, as informações e os conceitos desenvolvidos pelo autor ao longo do texto. Existem três tipos usuais de resumo, que são:
 • Resumo Indicativo - Indica apenas os pontos principais do texto, não apresentando dados qualitativos, quantitativos, etc.
• Resumo Informativo - Informa o leitor suficientemente, de maneira que ele possa decidir sobre a conveniência da leitura do texto inteiro. Expõe finalidades, metodologia, resultados e conclusões.
• Resumo crítico (resenha) - Resumo redigido com intuito de fazer uma análise interpretativa do documento. O resumo deve ser:
• Breve e conciso: Elimina-se qualquer tipo de exemplos e detalhes secundários dados pelo autor.
• Pessoal: Deve ser redigido com as palavras do estudante. Quando reescrevemos um texto internalizamos melhor os assuntos.
• Logicamente estruturado: Deve seguir uma sequência lógica, nada de frases soltas. O texto deve apresentar coerência, contendo relação entre tudo que for abordado.

Manejo de informações 
BUSCA DE INFORMAÇÕES - As técnicas usadas na busca de informação ou documentação servem para facilitar o acesso à informação desconhecida ou conhecida e arquivada. Meios para a busca de informação podem ser as pessoas, os dicionários, as enciclopédias, a internet, as livrarias, as bibliotecas e os diversos meios de comunicação, formais, etc.

ELABORAÇÃO DA INFORMAÇÃO - Essa técnica serve para organizarmos a informação que possuímos ou que foi adquirida. Bem como saber trabalhá-las. Elas consistem na elaboração e manipulação de fichas de leitura e de apontamentos, elaboração de arquivo pessoal, bibliografias, etc. Ao final, os estudantes devem optar pela escolha de algumas técnicas para otimizar seus estudos.

Boa aula,
Profª: Laura Beatriz