quarta-feira, 10 de junho de 2020

Disciplina :Filosofia 2º ano A e B Professores: Lêda Maria e Valmir Xavier Data :10/06/2020



Olá querido aluno!

Hoje faremos a correção da atividade anterior sobre : Empirismo

1-      O que é o empirismo?
empirismo é uma corrente filosófica, referente à teoria do conhecimento, que tem suas origens na filosofia aristotélica. O termo empirismo advém da palavra grega empeiria, que significa experiência.

2-      A quem se opunham os empiristas?
Estes se opunham aos racionalistas, que defendiam que o conhecimento é puramente racional e não depende da experiência

3-      Quais são as principais características do empirismo?
O empirismo defende que toda a nossa estrutura cognitiva é formada com base na experiência prática, de modo que, quanto mais vastas, intensas e ricas as nossas experiências, mais amplo e profundo torna-se o nosso conhecimento.

4-      Quais são os principais filósofos do empirismo? Fale sobre a contribuição de cada um deles.
O empirismo moderno foi defendido por filósofos como Thomas Hobbes, Francis Bacon, John Locke e David Hume, o que pode classificá-lo como, essencialmente, britânico. John Locke, um dos principais empiristas da Modernidade, afirmou que o ser humano é uma tábula rasa. Hobbes retomou a teoria do conhecimento aristotélica para enumerar o conhecimento como o despertar de vários graus, a saber: a sensação, a percepção, a imaginação, a memória e a experiência. Bacon é o primeiro grande teórico do método filosófico e científico da indução. Locke formula uma espécie de empirismo crítico.

1-      Segundo Hume as ideias são natas?

Para Hume, as ideias não são inatas, mas derivam das sensações e das percepções que o ser humano adquire. As sensações e percepções são fruto de um conjunto de vivências que adquirimos por meio dos sentidos. 
          
                                                                                                     Bons estudos!