ATENÇÃO! A atividade de hoje
é o Simulado. Vocês irão ler as alternativas com muita atenção e respondê-las
no caderno. Não precisam copiar as questões nem as respostas corretas. Irão
apenas colocar a data da aula, o número da questão e a letra correta da resposta
em seu caderno. Ao terminar, me envie a foto, por favor!
QUESTÃO 1 - Estão entre os principais representantes da
poesia modernista da primeira fase:
a)
Manuel Bandeira, João Cabral de Melo Neto, Mário de Andrade e Rachel de
Queiróz.
b)
Manuel Bandeira, Oswald de Andrade, Adélia Prado e Tarsila do Amaral.
c)
Guilherme de Almeida, Manuel Bandeira, Oswald de Andrade, Mário de Andrade.
d)
Oswald de Andrade, Ferreira Gullar, Olavo Bilac e Monteiro Lobato.
e)
Tarsila do Amaral, Patrícia Galvão, Mário de Andrade e Guilherme de Almeida.
Questão 2 - Em “Porque foi isso que fizemos quando
invadimos o seu país”, a conjunção subordinativa “quando” pode ser
classificada, de acordo com o sentido que expressa, como
a)
condicional.
b)
temporal.
c)
consecutiva.
d)
proporcional.
e)
concessiva.
Questão 3 - “Eu não fazia ideia de como seria a vida como
uma refugiada norte-coreana, mas
logo descobri que isso não é apenas extremamente difícil, é também muito
perigoso, já que refugiados
norte-coreanos são considerados, na China, como
imigrantes ilegais”. No período em destaque, observam-se três conjunções
destacadas e, de acordo com o sentido em que elas foram usadas, pode-se afirmar
que indicam, respectivamente, ideias de
a)
contradição – explicação – conformidade.
b)
conclusão – causa – comparação.
c)
oposição – explicação – causa.
d)
oposição – causa – comparação.
e)
adição – consequência – causa.
Questão 4 - (ENEM 2013) A linguagem não verbal
pode produzir efeitos interessantes, dispensando assim o uso da palavra.
O cartum faz uma crítica
social. A figura destacada está em oposição às outras e representa a
a)
opressão das minorias sociais.
b)
carência de recursos tecnológicos.
c)
falta de liberdade de expressão.
d)
defesa da qualificação profissional.
e)
reação ao controle do pensamento coletivo.
Questão 5 - Língua e
Linguagem: (ENEM – 2009)
Gerente
– Boa tarde. Em que eu posso ajudá-lo?
Cliente
– Estou interessado em financiamento para compra e veículo.
Gerente
– Nós dispomos de várias modalidades de crédito. O senhor é nosso cliente?
Cliente
– Sou Júlio César Fontoura, também sou funcionário do banco.
Gerente
– Julinho, é você, cara? Aqui é a Helena! Cê tá em Brasília? Pensei que você
inda tivesse na agência de Uberlândia! Passa aqui pra gente conversar com calma.
BORTONI-RICARDO, S. M.
Educação em língua materna. São Paulo: Parábola, 2004 (adaptado).
Na representação escrita da
conversa telefônica entre a gerente do banco e o cliente, observa-se que a
maneira de falar da gerente foi alterada de repente devido:
a)
à adequação de sua fala à conversa com um amigo, caracterizada pela
informalidade.
b)
à iniciativa do cliente em se apresentar como funcionário do banco.
c)
ao fato de ambos terem nascido em Uberlândia (Minas Gerais).
d)
à intimidade forçada pelo cliente ao fornecer seu nome completo.
e)
ao seu interesse profissional em financiar o veículo de Júlio.
