segunda-feira, 22 de junho de 2020

Aula de Língua Portuguesa 3° Ano A

Bom dia, meninos(as)!! Tudo bem?

ATENÇÃO! A atividade de hoje é o Simulado. Vocês irão ler as alternativas com muita atenção e respondê-las no caderno. Não precisam copiar as questões nem as respostas corretas. Irão apenas colocar a data da aula, o número da questão e a letra correta da resposta em seu caderno. Ao terminar, me envie a foto, por favor! 



QUESTÃO 1 -  Estão entre os principais representantes da poesia modernista da primeira fase:
a) Manuel Bandeira, João Cabral de Melo Neto, Mário de Andrade e Rachel de Queiróz.
b) Manuel Bandeira, Oswald de Andrade, Adélia Prado e Tarsila do Amaral.
c) Guilherme de Almeida, Manuel Bandeira, Oswald de Andrade, Mário de Andrade.
d) Oswald de Andrade, Ferreira Gullar, Olavo Bilac e Monteiro Lobato.
e) Tarsila do Amaral, Patrícia Galvão, Mário de Andrade e Guilherme de Almeida.

Questão 2 -  Em “Porque foi isso que fizemos quando invadimos o seu país”, a conjunção subordinativa “quando”  pode ser classificada, de acordo com o sentido que expressa, como
a) condicional.
b) temporal.
c) consecutiva.
d) proporcional.
e) concessiva.

Questão 3 -  “Eu não fazia ideia de como seria a vida como uma refugiada norte-coreana, mas logo descobri que isso não é apenas extremamente difícil, é também muito perigoso, já que refugiados norte-coreanos são considerados, na China, como imigrantes ilegais”. No período em destaque, observam-se três conjunções destacadas e, de acordo com o sentido em que elas foram usadas, pode-se afirmar que indicam, respectivamente, ideias de
a) contradição – explicação – conformidade.
b) conclusão – causa – comparação.
c) oposição – explicação – causa.
d) oposição – causa – comparação.
e) adição – consequência – causa.

 Questão 4 - (ENEM 2013) A linguagem não verbal pode produzir efeitos interessantes, dispensando assim o uso da palavra.


O cartum faz uma crítica social. A figura destacada está em oposição às outras e representa a
a) opressão das minorias sociais.
b) carência de recursos tecnológicos.
c) falta de liberdade de expressão.
d) defesa da qualificação profissional.
e) reação ao controle do pensamento coletivo.

Questão 5 - Língua e Linguagem: (ENEM – 2009)
Gerente – Boa tarde. Em que eu posso ajudá-lo?
Cliente – Estou interessado em financiamento para compra e veículo.
Gerente – Nós dispomos de várias modalidades de crédito. O senhor é nosso cliente?
Cliente – Sou Júlio César Fontoura, também sou funcionário do banco.
Gerente – Julinho, é você, cara? Aqui é a Helena! Cê tá em Brasília? Pensei que você inda tivesse na agência de Uberlândia! Passa aqui pra gente conversar com calma.
BORTONI-RICARDO, S. M. Educação em língua materna. São Paulo: Parábola, 2004 (adaptado).

Na representação escrita da conversa telefônica entre a gerente do banco e o cliente, observa-se que a maneira de falar da gerente foi alterada de repente devido:
a) à adequação de sua fala à conversa com um amigo, caracterizada pela informalidade.
b) à iniciativa do cliente em se apresentar como funcionário do banco.
c) ao fato de ambos terem nascido em Uberlândia (Minas Gerais).
d) à intimidade forçada pelo cliente ao fornecer seu nome completo.
e) ao seu interesse profissional em financiar o veículo de Júlio.

Bons estudos!! Aguardo!
Professora Mari 🌼🍃