segunda-feira, 15 de junho de 2020

Aula de Língua Portuguesa 3° Ano A


Bom dia, meninos(as)!! Tudo bem?

Caros alunos, como estamos trabalhando Produções de textos dissertativos, mostrarei para vocês uma obra que pode ser usada como referência em vários temas de redações, pois através da análise podemos observar a riqueza de argumento sobre a desigualdade social, a exploração humana, política,  dentre outros... E a Obra Revolução dos Bichos de George Orwell. E abaixo da análise eu trouxe 3 questões que sempre fazem quando vão escrever uma redação de Enem. Leia todas as informações abaixo e façam anotações pertinentes para futuras consultas. Não esqueçam de colocar a data da aula.

Pequena análise!
A Revolução dos Bichos, de George Orwell, apresenta uma série de metáforas que remetem ao período histórico em que a obra foi escrita. Além de remeter ao egoísmo, autoritarismo, corrupção que há em relações humanas, sejam elas políticas ou sociais, os personagens também lembram características de personagens históricos. Como, por exemplo, Major que apresenta semelhanças idealistas com Karl Max, ou então Napoleão que se assemelha com Stalin, a quem o autor paralelamente faz uma crítica, devido à administração corrupta. Assim, a obra de Orwell é considerada pela crítica uma fábula satírica, onde a realidade é retratada com um toque cômico.
            O sentimento de ambição e a busca pelo poder, pela vantagem, levam os porcos, principalmente Napoleão, a esquecer dos princípios e motivos que os levaram até a Revolução. Os porcos passam a tomar o lugar dos humanos, e a explorar os outros animais tanto quanto Sr. Jones explorava. O Animalismo, que passa a denominar o sistema e as regras que o regem, se transforma à medida que os interesses dos porcos vão mudando; mais uma vez remetendo ao Socialismo, duramente criticado por Orwell.
            Com isso, até as os sete mandamentos, a principio criados para nortear a Revolução e ditar regras de convivência, vão sendo mudados. E, mais uma vez metaforizando o povo que possui memória curta, os animais não se lembram das regras, não se lembram como era antes da Revolução, e muito menos conseguem comparar se a vida na granja está pior, ou melhor, nem mesmo se lembram se o que foi prometido, foi cumprido.

Quantas linhas escrever na redação?
O máximo possível! Isso demonstra conhecimento aprofundado sobre o assunto. Isso não ultrapassando o  valor determinado pelo edital. Escrever com qualidade!
Qual o tamanho dos parágrafos?
Devem ser semelhantes. Mas prefira deixar os desenvolvimentos maiores que  a introdução e a conclusão.
Devo colocar o título?
Só coloque se cobrar no edital, ou enunciado da prova, ou se tiver um espaço acima da 1° linha.

E também podemos usar filmes como referência nas redações... Veremos na próxima aula!!

Bons estudos!!
Professora Mari 🌼🍃