ATENÇÃO! A atividade de hoje
é o Simulado. Vocês irão ler as alternativas com muita atenção e respondê-las
no caderno. Não precisam copiar as questões nem as respostas corretas. Irão
apenas colocar a data da aula, o número da questão e a letra correta da resposta
em seu caderno. Ao terminar, me envie a foto, por favor!
1 (Ufscar - 2002)
Soneto
de fidelidade (Vinicius de Moraes)
De
tudo, ao meu amor serei atento
Antes,
e com tal zelo, e sempre, e tanto
Que
mesmo em face do maior encanto
Dele
se encante mais meu pensamento.
Quero
vivê-lo em cada vão momento
E
em seu louvor hei de espalhar meu canto
E
rir meu riso e derramar meu pranto
Ao
seu pesar ou seu contentamento.
E
assim, quando mais tarde me procure
Quem
sabe a morte, angústia de quem vive
Quem
sabe a solidão, fim de quem ama
Eu
possa me dizer do amor (que tive):
Que
não seja imortal, posto que é chama
Mas
que seja infinito enquanto dure.
Nos dois primeiros quartetos
do soneto de Vinicius de Moraes, delineia-se a ideia de que o poeta
a)
não acredita no amor como entrega total entre duas pessoas.
b)
acredita que, mesmo amando muito uma pessoa, é possível apaixonar-se por outra
e trocar de amor.
c)
entende que somente a morte é capaz de findar com o amor de duas pessoas.
d)
concebe o amor como um sentimento intenso a ser compartilhado, tanto na alegria
quanto na tristeza.
e)
vê, na angústia causada pela ideia da morte, o impedimento para as pessoas se
entregarem ao amor.
2. (UFV-MG) Sobre José de
Anchieta, é INCORRETO afirmar que:
a)
cultivou especialmente os autos, buscando, na alegoria, tornar mais acessíveis
às mentes indígenas os conceitos e os dogmas do cristianismo.
b)
no teatro o Auto de São Lourenço se destaca como obra catequética de influência
medieval.
c)
na poesia lírica se encontram suas mais belas composições, expressivas de uma
fé profunda.
d)
apesar de pautada na língua e na cultura do índio, sua produção literária não
se caracteriza como literatura já tipicamente brasileira.
e)
sua obra teatral, marcadamente alegórica e antirreligiosa, moldou-se nos
padrões renascentistas.
3. (UNISA) A “literatura
jesuíta”, nos primórdios de nossa história:
a)
tem grande valor informativo;
b)
marca nossa maturação clássica;
c)
visa à catequese do índio, à instrução do colono e sua assistência religiosa e
moral;
d)
está a serviço do poder real;
e)
tem fortes doses nacionalistas.
04. Uma característica
linguística marcante desse gênero textual “Relato Pessoal” é o uso:
a) da 3ª pessoa do singular por se tratar de
um comentário imparcial.
b)
verbos no tempo presente para dar a sensação de algo que acabou de acontecer.
c)
verbos no pretérito mais que perfeito por indicar uma história muito antiga.
d)
da 1ª pessoa do singular por se tratar de um texto de caráter pessoal.
e)
da 1ª pessoa do plural para retratar o coletivo de pessoas.
5. Enem (Variações
linguísticas no Enem)
Até
quando?
Não
adianta olhar pro céu
Com
muita fé e pouca luta
Levanta
aí que você tem muito protesto pra fazer
E
muita greve, você pode, você deve, pode crer
Não
adianta olhar pro chão
Virar
a cara pra não ver
Se
liga aí que te botaram numa cruz e só porque Jesus
Sofreu
não quer dizer que você tenha que sofrer!
GABRIEL,
O PENSADOR. Seja você mesmo (mas não seja sempre o mesmo).
Rio
de Janeiro: Sony Music, 2001 (fragmento).
As escolhas linguísticas
feitas pelo autor conferem ao texto
a)
caráter atual, pelo uso de linguagem própria da internet.
b)
cunho apelativo, pela predominância de imagens metafóricas.
c)
tom de diálogo, pela recorrência de gírias.
d)
espontaneidade, pelo uso da linguagem coloquial.
e)
originalidade, pela concisão da linguagem.
Bons estudos!! Aguardo!
Professora Mari 🌼🍃