segunda-feira, 1 de junho de 2020

Aula de Biologia 3° Ano A

Bom dia, meninos(as) !! Tudo bem?

Em nossa última aula terminamos o texto "Interação Gênica". Peço que leia novamente para respondermos algumas questões sobre o assunto.Copiem o enunciado e a resposta correta completa. Não esqueçam de colocar a data da atividade.


Exercícios
1) (FATEC-SP) - Pares de genes, com segregação independente, podem agir, conjuntamente, na determinação de uma mesma característica fenotípica. Este fenômeno é conhecido como:
a) interação gênica
b) epistasia
c) herança quantitativa
d) poligenia.
e) dominância completa

2) (UEPG-PR) - É um fenômeno inverso ao da pleiotropia:
a) interação gênica
b) epistasia
c) criptomeria
d) polialelia
e) alelos múltiplos

3) (UNIFOR-CE) - Na moranga, a cor dos frutos deve-se às seguintes combinações de genes: B_aa = amarelo
B_A_ = branco
bbA_ = branco
bbaa = verde
Estas informações permitem concluir que o gene:
a) A é epistático sobre seu alelo
b) B é epistático sobre A e sobre a
c) a é hipostático em relação a A
d) b é hipostático em relação a B
e) A é epistático sobre B e sobre b

4) Sobre a interação gênica, marque a alternativa incorreta:

a) Na interação gênica, dois ou mais genes interagem para determinar uma característica.
b) Para que ocorra interação gênica, é necessário que os genes estejam em um mesmo cromossomo.
c) Casos de interação gênica normalmente não obedecem as leis de Mendel.
d) A epistasia é um tipo de interação gênica.
e) Existem interações gênicas não epistáticas.

Bons estudos!!
Professora Mari 🌼🍃