Olá, meninas e meninos...
Na aula de hoje estudaremos a obra "O Quinze" de Raquel de Queiroz. Primeiramente vocês deverão assistir a vídeo aula disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=YoBBykdU7wc
Em seguida copiem o resumo abaixo em seu caderno.
A história começa com Dona Inácia rezando, na esperança de que viesse a chuva. Portanto, o enredo já começa com a seca alastrada no Ceará. Conceição, sua neta, estava ao seu lado passando suas férias na fazenda da família. Ali também trabalha Vicente, primo de Conceição e com quem ela mantém um flerte constante. Com a seca, ambas se mudam para Fortaleza, mas Vicente permanece trabalhando na fazenda.
Assim, o livro conta com dois eixos principais de narrativa: um, o de Conceição e Vicente, e outro, do Chico Bento. No segundo caso, Chico Bento, que é vaqueiro, perde o seu trabalho devido à seca e sua família decide se mudar também para Fortaleza. Entretanto, sem dinheiro e perdendo a ida de trem, acabam tendo que realizar o trajeto a pé.
Nesse caminho árduo, Chico Bento, sua esposa e seus cinco filhos passam uma fome constante. Algumas vezes, quando encontram pessoas com muita fome, acabam dividindo sua comida como um gesto de dignidade. Em outros momentos, acabam sendo mais egoístas. No entanto, o filho menor do personagem acaba falecendo e o primogênito se perdendo no meio da noite.
No outro lado da história, Vicente e Conceição, que se encontram raras vezes, constroem conflitos que dificultam o relacionamento dos dois. Vicente, que tem valores mais conservadores ou mesmo machistas, acaba não se dando bem com Conceição, que é progressista e valoriza a liberdade.