terça-feira, 9 de junho de 2020

2° ANO A\B - GEOGRAFIA - PROF° DARLEY - 09\06\20.

Bom dia meninos!Whatsapp 991486689 para envio de atividades. Ao enviar a atividade colocar o nome e a série para o registro.

Dando continuidade aos nossos estudos, vamos fazer a correção da atividade aula anterior dia 05\06\20. Em seguida, peço que pesquise em revistas, jornais e internet e responda a atividade abaixo. 

Conteúdo:A população mundial.

Atividade

1- Por que afirmamos que o envelhecimento é o fenômeno demográfico do século XXI?

2-A questão da previdência social é emergencial na Europa. Aponte e explique os motivos para tal situação.

Correção dia 05\06\20.

1- Em 2050, o mundo contará com mais de 9 bilhões de habitantes.  Desde já, estudiosos do tema demográfico indicam as principais questões que a população mundial desse período enfrentará. Indique algumas dessas questões, e reflita sobre as perspectivas futuras  nesse quadro vindouro e sobre as ações que temos de tomar desde já como medidas de prevenção.
R: Em um mundo  com 9 bilhões de pessoas, alguns desafios terão ,que ser enfrentados. Diversas práticas deverão ser revistas, como o nível de consumo, as formas de plantio de alimentos e áreas ocupadas para esse fim, assim como a exploração de recursos naturais. Também devem ser revistos desde já a quantidade e o risco de emissão de poluentes na atmosfera, a poluição das águas e a proteção das nascentes e cursos d`água.

2- O que é transição Demográfica? Dê exemplos.
R: A teoria da transição demográfica indica,pela fase demográfica, em que nível de desenvolvimento encontra-se um país. Si ela está com elevadas taxas de natalidade e mortalidade, ainda não iniciou a transição; si as taxas de mortalidade estão em queda, mas as de natalidade não, ele si encontra na primeira fase da transição. Quando o país consegue equilibrar em baixos níveis tanto as taxas de mortalidade e natalidade, tende a conseguir o equilíbrio no ritmo de crescimento vegetativo. Países ricos conseguiram completar a transição;  contudo, o que Warren Thompson não previa é o que está ocorrendo em alguns países como a Alemanha e Itália, que, após terem conseguido o equilíbrio demográfico, agora vivem uma inusitada situação: possuem taxas de mortalidade maiores que as de natalidade, indicando diminuição da população local.

Obs: Não esqueça de registrar a data e o que foi trabalhado nela.