CORREÇÃO
Resposta Questão 1
Entre as paisagens apontadas no enunciado, apenas o Grand Canyon não foi diretamente originado pelas placas tectônicas, cuja influência ocorreu apenas na transformação do relevo que intensificou a força dos cursos d’água, responsáveis pelo lento e gradual surgimento desse acidente geográfico.
Resposta Questão 2
I. (1) – Apenas os movimentos epirogenéticos ocorrem em zonas geologicamente instáveis, pois não manifestam a existência de falhas e dobramentos, configurando-se como um fenômeno geologicamente lento.
II. (2) – Os movimentos orogenéticos, sob o ponto de vista do tempo geológico, são mais rápidos do que a epirogênese.
III. (1) – Como atua em zonas estáveis, geralmente em bacias sedimentares, a epirogênese promove o rebaixamento ou soerguimento do relevo, alterando, eventualmente, o nível do mar.
IV. (2) – As dobras e falhas geológicas são causadas pela pressão das placas tectônicas em zonas instáveis, o que caracteriza a ação da orogênese.
V. (2) – A orogênese é resultante da pressão horizontal das placas tectônicas, enquanto a epirogênese é um produto da pressão vertical dessas.
Resposta Questão 3
O fenômeno causado pelo movimento divergente entre duas placas tectônicas é a formação de fossas oceânicas.
Alterativa correta: letra C.
Resposta Questão 4
a) Correto – A litosfera constitui a porção sólida e superficial da superfície terrestre, sendo subdividida em várias placas tectônicas.
b) Correto – As placas movimentam-se de forma convergente (aproximação) ou divergente (afastamento) ou até de forma tangencial.
c) Correto – As ações do tectonismo provocam alterações no relevo, constituindo cadeias de montanhas, fossas oceânicas, vulcanismos e terremotos.
d) Incorreto – As placas continentais e oceânicas possuem composições físicas e químicas diferenciadas.
Bons estudos!