terça-feira, 26 de maio de 2020

Aula de Produção de Texto 2º ano A e B

Bom dia/Boa tarde meninos!
Em relação a leitura que foi passada na última postagem, é interessante que conheçamos um pouco sobre a vida do autor a ser estudado. Havia pensado em lhes passar uma leitura e atividade interpretativa a respeito de uma obra de João do Rio, porém, pensando que alguns alunos fazem e acompanham as atividades pelo celular, achei as obras de João do Rio um pouco extenso. Então, quando há autor desconhecido, é possível que façamos leitura e atividade sobre suas obras da mesma forma, porém, não saberemos as fontes em que surgiu tais histórias. Contudo, hoje faremos a leitura de um mini conto, de uma autor desconhecido, que porém nos faz questionar o que acontecerá ao decorrer do mesmo. Então, façam a LEITURA do conto e ESCREVAM o título da história, em seguida COPIEM E RESPONDAM as questões seguidas do texto.
OBS: QUANDO TERMINAREM DE FAZER A ATIVIDADE, TIREM FOTO E MANDEM NO MEU WHTSAPP (991671677), HOJE ATÉ ÀS 23:59.
BOA ATIVIDADE! 😊


As flores da morte

Conta-se que uma moça estava muito doente e teve que ser internada em um hospital. Desenganada pelos médicos, a família não queria que ela soubesse que iria morrer. Todos seus amigos já sabiam. Menos ela. E para todo mundo que ela perguntava se ia morrer, a afirmação era negada.

Depois de muito receber visitas, ela pediu durante uma oração que lhe enviassem flores. Caso fosse voltar para casa, queria rosas brancas. Caso fosse ficar mais um tempo no hospital e estivesse em estado grave, queria rosas amarelas. E, rosas vermelhas, caso estivesse próxima sua morte.

Certa hora, bate a porta de seu quarto uma mulher e entrega a mãe da moça um maço de rosas vermelhas murchas e sem vida. A mulher se identifica como "mãe da Berenice". Nesse meio tempo, a moça que estava dormindo acordou, e a mãe avisou para ela que uma mulher havia deixado um buquê de rosas. Isso, sem saber do pedido que sua filha havia realizado em oração.

Ela ficou com uma cara de espanto, quando foi informada pela mãe que quem havia trazido as rosas era a mãe da Berenice. A única coisa que a moça conseguiu responder era que a mãe da Berenice estava morta há dez anos. A moça morreu naquela mesma noite. No hospital, ninguém viu a tal mulher entrando ou saindo.

Autoria desconhecida
Fonte: http://www.sobrenatural.org/

1) De acordo com o texto, podemos afirmar:
a) Desde o início do conto, a personagem central estava ciente das suas reais condições de saúde.
b) Sua família e seus amigos sempre a deixaram a par da sua atual situação.
c) O clima de terror do conto é trazido logo no início do texto.
d) O título do conto não possui nenhuma relação com o seu conteúdo.
e) O clima de terror é demonstrado no final do conto, por causa de uma revelação surpreendente.

2) Sobre o conto acima, não podemos afirmar que:
a) É um texto narrativo e ficcional, que possui uma pequena estrutura, pouquíssimos personagens e situações que possuem pouca complexidade.
b) É um texto que traz poucos personagens inclusos em uma única história ou conflito.
c) Os acontecimentos trazidos pelo conto levam a um unido desfecho.
d) É um texto que possui uma longa estrutura.
e) Os fatos narrados no conto são desenvolvidos em um único contexto.

3) Sobre o título do conto em questão, podemos afirmar que:
a) Ao ler o primeiro parágrafo do conto, já podemos perceber claramente a relação entre o título e os fatos do texto.
b) O título já é justificado claramente no primeiro parágrafo do conto.
c) Ao ler o terceiro parágrafo do conto, ainda não é possível estabelecer nenhuma relação entre o título e o destino da personagem.
d) Ao ler o último parágrafo do conto, o leitor consegue identificar claramente a ligação entre o título e o fato narrado.
e) Por ser muito pequeno, o título não justifica o conteúdo do texto.