Na aula de hoje veremos os principais tipos de argumentos que podemos utilizar ao construirmos nosso texto dissertativo - argumentativo. Anotem o texto abaixo em seu caderno.
Tipos de argumentos
Há diversas maneiras de construir uma argumentação. A depender das informações a que se tem acesso, deve-se refletir sobre qual tipo de argumento será mais adequado e pertinente para fundamentar a ideia.
Lembre-se que o objetivo da argumentação é convencer o leitor sobre um ponto de vista, ou seja, persuadi-lo. Para que isso seja feito de modo eficaz, é importante formular argumentos consistentes, capazes de fazer o leitor concordar com as ideias apresentadas em seu texto.
Argumento de autoridades
O argumento de autoridade é aquele que se baseia na citação de uma fonte confiável, como um especialista no assunto que está sendo debatido. Em um debate sobre educação, por exemplo, Paulo Freire, como educador e pedagogo reconhecido internacionalmente, poderia ser citado como meio de fundamentar uma ideia apresentada na fala.
A citação da fonte pode ser feita tanto de forma direta – quando há a transcrição da citação, utilizando, em geral, as aspas – quanto de forma indireta, quando se reescreve aquilo que foi dito pela autoridade escolhida.
Argumento por evidência (ou por comprovação)
Esse tipo de argumento se baseia em uma evidência que possa levar o leitor a admitir e aceitar uma tese. Essa evidência pode ser, por exemplo, formada por dados estatísticos ou por pesquisas de diversos tipos, desde que a fonte esteja explícita. Ainda é possível utilizar esse tipo de argumento a partir de fatos notórios, ou seja, que são de domínio público.
Argumento por comparação (ou por analogia)
A argumentação por comparação ou analogia é aquela em que se estabelece relação de semelhança ou diferença entre a tese defendida e algum tipo de dado a fim de comprovar o ponto de vista defendido. Nesse caso, é possível construir analogias com obras de ficção, por exemplo, tais como romances e séries de televisão.
Argumento por causa e consequência
Esse tipo de recurso argumentativo busca comprovar a tese defendida a partir da exploração das relações de causa e consequência associadas ao tema debatido. Ao explicar os porquês e as consequências da temática em questão, pode-se confirmaras ideias expressas pela tese.