sexta-feira, 3 de abril de 2020

Ciências - 6ºano B

Olá, boa tarde pessoal! Tudo bem?
Bom continuando com nossos estudos sobre a água, agora vamos falar sobre "O tratamento da água".

  • Vamos utilizar o livro didático das páginas 70 e 71; Fazendo uma leitura  e interpretação, logo após responda as questões abaixo, copiando no caderno , lembrando de colocar a data certinha,ok?

                 Exercícios sobre tratamento da água 

  • 1) Você tem a seguir, de forma desordenada ,as etapas de tratamento da água e o que acontece em cada uma delas. Associe a coluna I e a coluna II corretamente:
    Coluna I
    A) cloração
    B) decantação
    C) floculação
    D) filtração
    E) captação

    Coluna II
    (      ) Agrupar as partículas de sujeira em flocos maiores, que flutuam na água.
    (      ) Retirar a água, ainda impura, dos reservatórios naturais ou represas.
    (      ) Separação espontânea das partículas em suspensão na água, resultando na acumulação dessas no fundo dos tanques.
    (      ) Matar os microrganismos ainda existentes e prevenir o aparecimento de outros durante o transporte.
    (      ) Remoção de partículas muito pequenas, para clareamento da água

    2) A água de um certo rio é transparente e não tem cheiro. Ela pode conter micróbios?

    3) As estações de tratamento de água não fervem a água para matar os microrganismos. Explique por quê?

    4) O que é água potável?

    5) O que é estação de tratamento de água?

    6) Se a água que chega à nossa casa passa por um processo de tratamento, por que é necessário filtra-la?

    7) Cite três fonte poluidoras da água.

    8) Quais são as características da água potável?

    9) Qual a razão do nome água mineral?

    10) Este ano acompanhamos as notícias sobre os desastres ocorridos devido às chuvas em cidades dos estados de Pernambuco e Alagoas. Mais uma vez, a população brasileira se solidarizou e enviou ajuda às vítimas dos alagamentos. As autoridades, nas entrevistas veiculadas pela televisão, enfatizaram a necessidade de envio de alimentos não perecíveis, artigos de limpeza e água. Muitas cidades ficaram isoladas, pois pontes foram derrubadas e houve estradas intransitáveis. Qual a medida que a população dessas cidades precisou tomar para garantir o consumo de água potável e, assim, evitar maior contaminação?

    A) Coar cuidadosamente a água do rio.
    B) Filtrar a água em filtro de barro.
    C) Ferver ou adicionar cloro na água.
    D) Deixar a água descansar antes de consumi-la.

    11) O tratamento da água e do esgoto de uma cidade são fundamentais para a saúde da população. Na ETA (Estação de Tratamento de Água) a água captada dos lagos, rios, represas ou lençóis subterrâneos é purificada, por meio da decantação, filtração e cloração. Após isso é levada para grandes reservatórios e, daí, distribuída para as casas. Na ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) a água proveniente do banho, da limpeza doméstica e industrial e das descargas em geral, recebe tratamento primário através da retirada de resíduos sólidos, decantação, aeração e secagem do lodo, antes de ser devolvida aos rios, lagos e mares.
    Podemos afirmar que:

    A) a cloração funciona como processo de eliminação de microrganismos.
    B) os dois processos utilizam microrganismos na purificação da água.
    C) a decantação é produzida através de mecanismo que movimenta a água.
    D) em ambos os processos há formação de gás que pode ser reaproveitado.

    12) Todos nós reconhecemos que a água desempenha papel fundamental na vida humana. Ela está presente nos alimentos e no nosso corpo, além de dissolver a maior parte das substâncias e ser indispensável nas tarefas diárias. Na figura seguinte estão exemplificados vários usos da água no nosso dia a dia.

    Dentre as medidas abaixo, assinale a alternativa CORRETA.

    A) Lavar as mãos antes das refeições previne contra a dengue.
    B) Tomar banho diariamente ajuda na higiene e previne várias doenças.
    C) Deixar juntar água limpa parada ajuda a combater a dengue.
    D) Comer frutas e verduras sem lavar ajuda a eliminar os agrotóxicos.