Como vocês já fizeram um resumo sobre o Período Literário "Romantismo", dê mais uma lida no conteúdo e responda as questões abaixo:
Não esqueçam de colocar a data.
Orientações sobra a atividade: Vocês irão copiar os enunciados de cada questão e somente a resposta correta, pois são alternativas objetivas.
1)São todas características
da primeira geração do Romantismo brasileiro, exceto:
a) ( ) valorização do
elemento indígena, visto como herói nacional.
b) ( ) exagero pelo
subjetivismo e emocionalismo.
c) ( ) regionalismo.
d) ( ) fuga da realidade.
2)Leia atentamente e
responda:
Canção do exílio
Minha
terra tem palmeiras,
Onde
canta o Sabiá;
As
aves, que aqui gorjeiam,
Não
gorjeiam como lá.
Nosso
céu tem mais estrelas,
Nossas
várzeas têm mais flores,
Nossos
bosques têm mais vida,
Nossa
vida mais amores.
Em
cismar, sozinho, à noite,
Mais
prazer eu encontro lá;
Minha
terra tem palmeiras,
Onde
canta o Sabiá.
Minha
terra tem primores,
Que
tais não encontro eu cá;
Em
cismar – sozinho, à noite –
Mais
prazer eu encontro lá;
Minha
terra tem palmeiras,
Onde
canta o Sabiá.
Não
permita Deus que eu morra,
Sem
que eu volte para lá;
Sem
que desfrute os primores
Que
não encontro por cá;
Sem
qu'inda aviste as palmeiras,
Onde
canta o Sabiá.
Gonçalves Dias
De acordo com as
características da primeira geração romântica e do poema de Gonçalves Dias,
julgue os itens em verdadeiro ou falso:
a) ( ) O poema de Gonçalves
Dias é ufanista, ou seja, expressa um orgulho exagerado pela pátria.
b) ( ) A primeira geração
romântica expressa um culto à figura do índio e a xaltação da natureza.
c) ( ) A primeira fase do
romantismo brasileiro foi caracterizada por uma atitudeindividualista ou
subjetiva, quando predominou a temática pessimista.
d) ( ) O poema de Gonçalves
Dias mostra uma valorização da pátria, característica da fase condoreira na
qual se insere.
e) ( ) É possível notar no
poema a presença da religiosidade, que é característica da primeira fase
romântica.
Observe o seguinte trecho do
livro Iracema, de José de Alencar para responder a questão 3:
Além, muito além daquela
serra, que ainda azula no horizonte, nasceu Iracema.
Iracema, a virgem dos lábios
de mel, que tinha os cabelos mais negros que a asa da graúna e mais longos que
seu talhe de palmeira.
O favo da jati não era doce
como seu sorriso; nem a baunilha recendia no bosque como seu hálito perfumado.
Mais rápida que a ema
selvagem, a morena virgem corria o sertão e as matas do Ipu, onde campeava sua
guerreira tribo, da grande nação tabajara. O pé grácil e nu, mal roçando,
alisava apenas a verde pelúcia que vestia a terra com as primeiras águas.
[...] Rumor suspeito quebra
a doce harmonia da sesta. Ergue a virgem os olhos, que o sol não deslumbra; sua
vista perturba-se.
[...] Foi rápido, como o
olhar, o gesto de Iracema. A flecha embebida no arco partiu. Gotas de sangue
borbulham na face do desconhecido.
[...] O sentimento que ele
pôs nos olhos e no rosto, não o sei eu. Porém a virgem lançou de si o arco e a
uiraçaba, e correu para o guerreiro, sentida da mágoa que causara.
3)Marque verdadeiro ou
falso:
a) ( ) Iracema é retratada
na obra como uma selvagem, inferior ao elemento branco com quem se encontra
pela primeira vez, mostrando a valorização do elemento estrangeiro nas
produções literárias dessa geração do Romantismo.
b) ( ) A idealização do
herói nacional pode ser comprovada no exagero da descrição de Iracema feita por
José de Alencar, todos os seus atributos eram maiores e melhores do que a natureza
com que foi comparada.
c) ( ) Há uma clara
separação do elemento indígena e a natureza, colocando esta última apenas como
pano de fundo da narração.
d) ( ) A valorização da
natureza faz dela participante efetivo do romance.
"O indianismo dos
românticos [...] denota tendência para particularizar os grandes temas, as
grandes atitudes de que se nutria a literatura ocidental, inserindo-as na
realidade local, tratando-as como próprias de uma tradição brasileira."
(Antonio Candido, Formação
da Literatura Brasileira)
4)Considerando-se o texto
acima, pode-se dizer que o indianismo, na literatura romântica brasileira:
a) ( ) procurou ser uma
cópia dos modelos europeus.
b) ( ) adaptou a realidade brasileira
aos modelos europeus.
c) ( ) ignorou a literatura
ocidental para valorizar a tradição brasileira.
d) ( ) deformou a tradição
brasileira para adaptá-la à literatura ocidental.
e) ( ) procurou adaptar os
modelos europeus à realidade local.
Bons estudos!!
Professora Marivânia Rocha
Professora Marivânia Rocha