terça-feira, 7 de abril de 2020

Artes 8 A, Professor Fabio Venâncio.


Colégio Estadual Hermógenes Coelho
Professor: Fabio Venâncio de Oliveira
Disciplina: Artes visuais                                            Série: 8 A
Aulas não presenciais
Olá queridos jovens alunos!
Espero que tenham gostado de estudar o conteúdo Materialidade e imaterialidade e expressões artísticas das artes visuais.
Para hoje, teremos duas atividades e para que tenhamos sucesso é muito importante o seu compromisso e sua dedicação nos conteúdos propostos por nos.

1ª ATIVIDADE:

   Imaterialidade

O patrimônio imaterial ou intangível é aquele que se relaciona com a maneira como os diferentes grupos sociais se expressam por meio de suas festas, saberes, fazeres, ofícios, celebrações e rituais. As formas tradicionais e artesanais de expressão são classificadas, por serem importantes formadoras da memória e da identidade dos grupos sociais brasileiros, contendo em si, os múltiplos aspectos da cultura cotidiana de uma comunidade, bem como o caráter não formal de transmissão dos saberes, ou seja: a oralidade.
UNESCO conceitua patrimônio imaterial como as práticas, representações, expressões, conhecimentos e técnicas – com os instrumentos, objetos, artefatos e lugares culturais que lhes são associados - que as comunidades, os grupos e, em alguns casos os indivíduos, reconhecem como parte integrante de seu patrimônio cultural.
Conforme o Decreto nº 3.551/2000 e a Lei Nº 7.285/2011eles se classificam por:
- Saberes: ofícios e modos de fazer (conhecimentos e modos de fazer enraizado no cotidiano das comunidades);
- Celebrações: rituais e festas que marcam a vivência coletiva do trabalho, da religiosidade, do entretenimento e de outras práticas da vida social;
- Formas de expressão: manifestações literárias, musicais, plásticas, cênicas e lúdicas;
- Lugares: mercados, feiras, santuários, praças e demais espaços onde se concentram e reproduzem práticas culturais coletivas.
O patrimônio imaterial não requer ‘proteção’ e ‘conservação’ – no mesmo sentido das noções fundadoras da prática de preservação de bens culturais móveis e imóveis -, mas identificação, reconhecimento, registro etnográfico, acompanhamento periódico, divulgação e apoio. Enfim, mais documentação e acompanhamento e menos intervenção. *
Materialidade
Resumo No presente texto, abordamos o modo pelo qual a partir do surgimento das vanguardas artísticas no início do século XX tem ocorrido mudanças significativas que ultrapassam a ordem da representação e concepção do espaço, para abranger também a materialidade. Podemos observar estas mudanças na maneira diferenciada como os artistas selecionam e utilizam os materiais. Um novo repertório de possibilidades se abre com a incorporação de novos materiais ao campo das artes plásticas. Destacamos a obra de alguns artistas para traçar em linhas gerais alguns caminhos para o desdobramentos de um novo pensamento em relação aos materiais na produção artística contemporânea. Questionamos também a possibilidade de propor uma sintaxe da ordem da matéria. Palavras-chave: Materialidade, semiótica, arte moderna, arte contemporaneity Abstract In this text, we discuss how from the emergence of artistic vanguards at the beginning
 Expressão artística. É uma forma de o ser humano expressar suas emoções, sua história e sua cultura através de alguns valores estéticos, como beleza, harmonia, equilíbrio. A arte pode ser representada através de várias formas, em especial na música, na escultura, na pintura, no cinema, na dança, entre outras.


2ª ATIVIDADE: Materialidade e Imaterialidade das artes visuais..

1) Qual a importância da expressão artística na imaterialidade?
 2) e qual e a verdadeira importância da expressão artística da materialidade.
TÍTULO DA ATIVIDADE: “Elementos constitutivos das artes visuais.”
DATA: 22/04/2020
RECURSO: livro didático de artes para os alunos que tiver este livro, ou mesmo pelo conteúdo por mim informado nos conteúdos acima, e demais possibilidades possível por você alcançada.
Bons estudos.
Enquanto há vida, há esperança.
(Eclesiastes 9:4)