Data: 27/04
Conteúdo: tipos de movimento - correção
Ola meninos hoje iremos fazer apenas a correção das ultimas atividades que estavam sem corrigir, (quando eu for avaliar vou me certificar que a correção foi feita) :
Correção atividade 07/03- atividades sobre tipos de movimento
Atividade:
01) Defina o que é o movimento uniforme (MU):
O movimento uniforme ocorre quando um móvel desloca-se em linha reta e com velocidade constante. No movimento uniforme, o móvel percorre espaços iguais em intervalos de tempo iguais.
Movimento uniformemente variado (MUV) trata-se de um movimento no qual a mudança de velocidade, chamada de aceleração, ocorre a uma taxa constante. O movimento uniformemente variado é um caso particular do movimento variado.
03) Desenhe um gráfico que represente o movimento progressivo e retrógrado:
04) Qual é a função horária do movimento uniforme variado? (quero a formula matemática):
05) Qual é a unidade de medida de acordo com o sistema internacional de medidas (SI) para calcular velocidade?
Metros por segundos (m/s)
06) Pense na situação: Uma pessoa percorre de carro um determinado trajeto, suponha que de Araçu a Goiânia com velocidade constante de 100 km/h, essa situação se trata de movimento uniforme ou movimento uniformemente variado? Justifique:
Se trata de um movimento uniforme pois não ouve aceleração, a velocidade se manteve constante durante o percurso.
07) Diferencie movimento acelerado de retardado:
O movimento acelerado é o decorrente quando a velocidade escalar aumenta com o decorrer do tempo. O movimento é considerado acelerado quando os vetores velocidade e aceleração possuem o mesmo sentido. Já o movimento retardado é o decorrente quando a velocidade diminui com o decorrer do tempo
01) Variação é calculada pelo valor final subtraindo o valor inicial.
∆v = Vf-Vi
F0= 116-64 = 52 Km/h
F1= 180-117 = 63 Km/h
F2= 253-181 = 72 Km/h
F3= 331-254 = 77 Km/h
F4= 418-332 = 86 Km/h
F5= 512-419 = 93 Km/h
F5 é o que apresenta maior variação!
02) Fujita-3 ou F3, Velocidades de vento entre 253 e 333 km/h. Árvores pesadas serão levantadas com raiz e tudo, e paredes e telhados de edifícios sólidos serão arrancados como palitos de fósforos.
03) Transformando os minutos em horas:
20min / 60 min = 0,33 horas.
419 = ΔS / 0,33
ΔS = 138, 27 Km.
04) Atualmente sabe se que é quase impossível que um furacão atinja o Brasil, a não ser que as mudanças climáticas também tenham alguma influência.Um dos principais "combustíveis" para a formação de um furacão são as águas quentes do mar - que precisam estar acima de 27°C. Outro fator necessário para a formação de um furacão é o cisalhamento ou tesoura de vento - como são chamadas as mudanças de velocidade ou direção das correntes. Os especialistas explicam que esse fenômeno é raro nos países localizados na linha do Equador, como o Brasil.

