sexta-feira, 3 de abril de 2020

1º ANO B - LÍNGUA PORTUGUESA

Bom dia, meninas e meninos!! Gostaram da vídeo aula sobre figuras de linguagem? Espero que sim! E para dar continuidade a esse conteúdo faremos um exercício de fixação.
Copie e responda a atividade em seu caderno e lembrem-se de colocar a data em todas nossas atividades.


EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO

       1) Elabore um comentário sobre a linguagem figurada enfatizando os reais objetivos, como também as situações em que são utilizadas.



2)      Analise os exemplos que seguem evidenciando a figura de linguagem caracterizada pelos mesmos:
I (____________)
“Amor é fogo que arde sem se vê;
É ferida que dói e não se sente;
É um contentamento descontente;
[...]

II(________________)
“É nunca contentar-se de contente;
É um cuidar que ganha em se perder”;
[...]

III (___________________)
Proferiu um milhão de palavras tentando convencer-me de que tinha razão.

IV (________________)
“A excelente Dona Inácia era mestra na arte de judiar de crianças.”


3) Nos versos abaixo uma figura se ergue garças ao conflito de duas visões antagônicas:
“Saio do hotel com quatro olhos,
Dois do presente,
Dois do passado.”
Essa figura de linguagem recebe o nome de:
a –  metonímia
b – catacrese
c –  hipérbole
d –  antítese
e –  hipérbato


4) Atribua “V” para verdadeiro e “F” para falso em relação aos seguintes excertos:
a- Faria isso mil vezes se fosse necessário – antítese (  )
b – Falta-lhe inteligência para compreender isso – eufemismo (  )
c – Muito competente aquele candidato, esquecendo-se de cumprir com suas promessas eleitorais - ironia (  )
d – “O amor que a exalta e a pede e a chama e a implora” – inversão 


5) Leia o fragmento e responda:
A novidade veio dar a praia
Na qualidade rara de sereia
Metade o busto de uma deusa maia
Metade um grande rabo de baleia
A novidade era o máximo
Um paradoxo estendido na areia
Alguns a desejar seus beijos de deusa
Outros a desejar seu rabo pra ceia
O mundo tão desigual
Tudo é tão desigual (Gilberto Gil – A Novidade)
Gilberto Gil em seu poema usa um procedimento de construção textual que consiste em agrupar ideias de sentidos contrários ou contraditórios numa mesma unidade de significação. A figura de linguagem acima caracterizada é:
 a) Metonímia.
 b) Paradoxo.
 c) Hipérbole.
 d) Sinestesia.
e) Sinédoque.