OLÁ MENINOS, COMO ESTÃO NA QUARENTENA? EM CASA NÉ? EU
ESPERO!
Então, mas gostaria de informá-los que ainda vamos
continuar por aqui mesmo, instruindo e fazendo desse recurso tecnológico a
nossa ferramenta de trabalho. Então vamos lá?!
Seguindo o mesmo critério
da semana anterior, todos deverão ler com atenção os textos sugeridos no livro,
assistir a vídeo-aula e ainda observar com atenção os recursos adicionais aqui
enviados. Lembro ainda que todas as atividades deverão ser
transcritas para o caderno e colocado a data. NÃO ESQUEÇAM!
TEMA: Industria Cultural 03/04/2020 3º ANO
Continuando com o tema da aula anterior:
1- Clique aí e assista o vídeo-aula ➨ INDUSTRIA CULTURAL
2- LEIA:
Indústria Cultural e os Meios de Comunicação de Massa
Vamos entender como
funcionam os meios de comunicação através da Sociologia? Confira mais sobre o
conceito de Indústria Cultural e fique atualizado para o Enem!
Somos bombardeados
o dia inteiro com informações, propagandas, músicas, filmes, séries, vídeos,
programas de televisão, etc. Os meios de comunicação ocupam grande
parte do nosso tempo, pensamento e relações sociais.
Eles são
muito importantes nas sociedades contemporâneas em que vivemos e não poderia
deixar de ser um dos principais temas da sociologia. O principal conceito
sociológico que dá conta dos meios de comunicação é o de indústria
cultural, que busca compreender a forma de produção da cultura de massa nas
sociedades capitalistas.
Indústria Cultural
– A Escola de Frankfurt
A
expressão indústria cultural foi usada pela primeira vez no livro
“Dialética do Esclarecimento”, de Theodor Adorno e Max Horkheimer. Eles foram
dois importantes pensadores de um instituto de pesquisa alemão conhecido
como Escola de Frankfurt. Veja os dois aí na foto
Adorno e
Horkheimer viveram na pele o horror dos regimes fascistas na Europa. Mas, ao se
refugiarem nos Estados Unidos, assustaram-se com uma sociedade capitalista onde
tudo se media pela cifra do dinheiro, inclusive a cultura.
O conceito de
indústria cultural
Veja um
resumo simples e rápido sobre Indústria Cultural com o professor Alan, do canal
Curso Enem Gratuito. Assim você fica com a cabeça bem aberta para conseguir
aprender todo o conteúdo desta aula. Veja:
O Conceito de
Indústria Cultural
Adorno e
Horkheimer desenvolveram o conceito de indústria cultural para
designar o modo com que os produtos culturais dos vários setores artísticos são
racionalmente fabricados seguindo a lógica do dinheiro e como os meios de
comunicação determinam seu consumo massivo.
Isso
acontece devido à concentração da economia e dos meios de comunicação nas
mãos de poucas pessoas. Muitas vezes nos esquecemos, mas é importante
lembrar que os meios de comunicação são empresas e toda empresa tem
um dono, um indivíduo ou grupo econômico que representa determinada classe
social e seus interesses.
O Marxismo e a
Escola de Frankfurt
Os
pensadores da Escola de Frankfurt também foram influenciados pelas teorias de
Karl Marx.
Ao
formular o conceito de indústria cultural, eles se preocuparam em chamar
atenção para o caráter de mercadoria dos bens culturais nas sociedades capitalistas,
utilizando-se de uma aparente contradição teórica: as indústrias pertencem
à estrutura econômica da sociedade, enquanto a cultura pertence à
superestrutura. Viu como há uma conexão muito próxima? Agora, vamos
avançar com Alienação e Manipulação.
Indústria cultural,
alienação e manipulação
Para os
autores, o que a indústria cultural oferece não é arte de qualidade,
nem informação imparcial, nem visa o bem estar através do entretenimento, mas
sim tem como objetivo divulgar certas ideologias que escondem poderosos
interesses. Nesse sentido, o conceito de indústria cultural aponta
para a manipulação da consciência e inconsciência das pessoas.
Através
da indústria cultural nas sociedades capitalistas, os trabalhadores
passaram a ser controlados ideologicamente pelas classes dominantes não apenas
durante a jornada de trabalho, mas também nos seus momentos de lazer. Os meios
de comunicação de massa servem à alienação das classes baixas, impedindo que
pensem criticamente sobre sua condição.
Para
vender, a indústria cultural tem que buscar sempre dar uma cara de
novidade aos seus produtos, apesar de quase sempre oferecer mais do mesmo.
Os
filmes, músicas, programas e artistas se apresentam como únicos, pois a
aparência de individualidade é importante para reforçar a ideologia e esconder
o processo de massificação e desumanização da cultura. Para isso, a indústria
cultural possui diversas estratégias, como a fabricação de ídolos e
celebridades.
A indústria
cultural impede a formação de indivíduos autônomos, com a capacidade
crítica de julgar e decidir conscientemente. O pensamento crítico é o requisito
para uma sociedade verdadeiramente democrática, o que não ocorre com a indústria
cultural, pois ela age no sentido de massificar e impedir a emancipação do
pensamento.
As
novelas são as principais formas de entretenimento cotidiano de grande parte
dos brasileiros.
A música na
indústria cultural
A
indústria cultural degrada a arte no momento em que passa a submeter os
artistas às leis do mercado. Na década de 1940, Adorno viu no jazz essa
degradação da música. Segundo ele, o jazz era apenas uma moda,
utilizado como fundo musical de publicidades, utilizando fórmulas musicais
simplistas para a fácil absorção das pessoas, sem a necessidade de prestar
atenção no que ouviam.
ATIVIDADE:
Faça um resumo explicativo do texto que acabou de ler e emita sua opinião de como você se vê como "massa" dessa indústria cultural no Brasil. (Lembre se que o vídeo irá te dar suporte na atividade):