terça-feira, 31 de março de 2020

SOCIOLOGIA. 3º ANO A e B PROF. VALMIR XAVIER


OLÁ MENINOS, COMO ESTÃO NA QUARENTENA? EM CASA NÉ? EU ESPERO!
Então, mas gostaria de informá-los que ainda vamos continuar por aqui mesmo, instruindo e fazendo desse recurso tecnológico a nossa ferramenta de trabalho. Então vamos lá?! 
Seguindo o mesmo critério da semana anterior, todos deverão ler com atenção os textos sugeridos no livro, assistir a vídeo-aula e ainda observar com atenção os recursos adicionais aqui enviados. Lembro ainda que todas as atividades deverão ser transcritas para o caderno e colocado a data. NÃO ESQUEÇAM!

TEMA: Industria Cultural  03/04/2020      3º ANO

Continuando com o tema da aula anterior:

1- Clique aí e assista o vídeo-aula ➨   INDUSTRIA CULTURAL

2- LEIA:
Indústria Cultural e os Meios de Comunicação de Massa
Vamos entender como funcionam os meios de comunicação através da Sociologia? Confira mais sobre o conceito de Indústria Cultural e fique atualizado para o Enem!
Somos bombardeados o dia inteiro com informações, propagandas, músicas, filmes, séries, vídeos, programas de televisão, etc. Os meios de comunicação ocupam grande parte do nosso tempo, pensamento e relações sociais.
Eles são muito importantes nas sociedades contemporâneas em que vivemos e não poderia deixar de ser um dos principais temas da sociologia. O principal conceito sociológico que dá conta dos meios de comunicação é o de indústria cultural, que busca compreender a forma de produção da cultura de massa nas sociedades capitalistas.
Indústria Cultural – A Escola de Frankfurt
A expressão indústria cultural foi usada pela primeira vez no livro “Dialética do Esclarecimento”, de Theodor Adorno e Max Horkheimer. Eles foram dois importantes pensadores de um instituto de pesquisa alemão conhecido como Escola de Frankfurt. Veja os dois aí na foto
Adorno e Horkheimer viveram na pele o horror dos regimes fascistas na Europa. Mas, ao se refugiarem nos Estados Unidos, assustaram-se com uma sociedade capitalista onde tudo se media pela cifra do dinheiro, inclusive a cultura.
O conceito de indústria cultural
Veja um resumo simples e rápido sobre Indústria Cultural com o professor Alan, do canal Curso Enem Gratuito. Assim você fica com a cabeça bem aberta para conseguir aprender todo o conteúdo desta aula. Veja:
O Conceito de Indústria Cultural
Adorno e Horkheimer desenvolveram o conceito de indústria cultural para designar o modo com que os produtos culturais dos vários setores artísticos são racionalmente fabricados seguindo a lógica do dinheiro e como os meios de comunicação determinam seu consumo massivo.
Isso acontece devido à concentração da economia e dos meios de comunicação nas mãos de poucas pessoas. Muitas vezes nos esquecemos, mas é importante lembrar que os meios de comunicação são empresas e toda empresa tem um dono, um indivíduo ou grupo econômico que representa determinada classe social e seus interesses.
O Marxismo e a Escola de Frankfurt
Os pensadores da Escola de Frankfurt também foram influenciados pelas teorias de Karl Marx.
Ao formular o conceito de indústria cultural, eles se preocuparam em chamar atenção para o caráter de mercadoria dos bens culturais nas sociedades capitalistas, utilizando-se de uma aparente contradição teórica: as indústrias pertencem à estrutura econômica da sociedade, enquanto a cultura pertence à superestrutura.  Viu como há uma conexão muito próxima? Agora, vamos avançar com Alienação e Manipulação.
Indústria cultural, alienação e manipulação
Para os autores, o que a indústria cultural oferece não é arte de qualidade, nem informação imparcial, nem visa o bem estar através do entretenimento, mas sim tem como objetivo divulgar certas ideologias que escondem poderosos interesses. Nesse sentido, o conceito de indústria cultural aponta para a manipulação da consciência e inconsciência das pessoas.
Através da indústria cultural nas sociedades capitalistas, os trabalhadores passaram a ser controlados ideologicamente pelas classes dominantes não apenas durante a jornada de trabalho, mas também nos seus momentos de lazer. Os meios de comunicação de massa servem à alienação das classes baixas, impedindo que pensem criticamente sobre sua condição.
Para vender, a indústria cultural tem que buscar sempre dar uma cara de novidade aos seus produtos, apesar de quase sempre oferecer mais do mesmo.
Os filmes, músicas, programas e artistas se apresentam como únicos, pois a aparência de individualidade é importante para reforçar a ideologia e esconder o processo de massificação e desumanização da cultura. Para isso, a indústria cultural possui diversas estratégias, como a fabricação de ídolos e celebridades.
A indústria cultural impede a formação de indivíduos autônomos, com a capacidade crítica de julgar e decidir conscientemente. O pensamento crítico é o requisito para uma sociedade verdadeiramente democrática, o que não ocorre com a indústria cultural, pois ela age no sentido de massificar e impedir a emancipação do pensamento.
As novelas são as principais formas de entretenimento cotidiano de grande parte dos brasileiros.
A música na indústria cultural
A indústria cultural degrada a arte no momento em que passa a submeter os artistas às leis do mercado. Na década de 1940, Adorno viu no jazz essa degradação da música. Segundo ele, o jazz era apenas uma moda, utilizado como fundo musical de publicidades, utilizando fórmulas musicais simplistas para a fácil absorção das pessoas, sem a necessidade de prestar atenção no que ouviam.

ATIVIDADE:
Faça um resumo explicativo do texto que acabou de ler e emita sua opinião de como você se vê como "massa" dessa indústria cultural no Brasil. (Lembre se que o vídeo irá te dar suporte na atividade):