segunda-feira, 23 de março de 2020

Aula de Português 7º ano A

Caros alunos, enviarei aqui as atividades que faremos durante esses dias que estaremos ausentes do ambiente escolar. Serão atividades relacionadas aos conteúdos que vimos até aquiQualquer dúvida, podem me perguntar e consultar o caderno de vocês, pois o conteúdo está todo lá. Proponho que copiem em seus cadernos e respondam de acordo com a leitura e interpretação. Boa atividade!
Profª. Isabella.

FAÇA A LEITURA E A SEGUIR, COPIE E RESPONDA AS QUESTÕES EM SEU CADERNO.
CONTEÚDO: CHARGE




01. A charge em análise tem como objetivo principal:

a) Fazer uma crítica social a partir de uma cena humorística.
b) Promover uma reflexão sobre o uso exagerado de tecnologias pelas crianças.
c) Retratar a dura realidade dos pedintes nas grandes metrópoles brasileiras.
d) Provocar uma reflexão sobre a péssima distribuição de renda no Brasil.
e) Fazer uma crítica sobre a alta taxa de natalidade nas camadas mais carentes da população.

02. Na charge, além das imagens, outro recurso importante é a linguagem verbal. Ao analisar a linguagem utilizada pelo pai e pela mãe, podemos inferir que:

a) As duas linguagens estão no mesmo nível coloquial e não diferenciam os personagens.
b) O pai usou um termo em inglês e a mãe usou o mesmo termo traduzido para o português.
c) A linguagem utilizada pela mãe está no sentido conotativo e a do pai no sentido denotativo.
d) A linguagem utilizada pelo pai caracteriza a linguagem urbana e a linguagem utilizada pela mãe caracteriza a linguagem interiorana.
e) A forma de falar é mais um elemento da charge que mostra a questão da desigualdade social e cultural dos personagens.

03. Em “Fio, ocê vai I pede”, pode-se observar uma linguagem do tipo:

a) Formal, porque respeita as regras gramaticais.
b) Técnica, porque representa termos próprios de uma profissão.
c) Coloquial, porque caracteriza uma linguagem simples e popular.
d) Literária, porque foi usada no sentido figurado.
e) Informal, porque está presente no cotidiano de pessoas com bom nível de instrução