terça-feira, 24 de março de 2020

Artes 3 ano A, Professor Fabio Venancio.


Colégio Estadual Hermógenes Coelho
Professor: Fabio Venâncio de Oliveira
Disciplina: Artes visual                                                                                                serie 3 ano A
Aulas não presenciais
Olá queridos jovens alunos!
Espero que tenham gostado de estudar o conteúdo diagramas de fases de uma mistura, e que também tenham apreendido sobre as artes modernas.
Para hoje, teremos duas atividades e para que tenhamos sucesso é muito importante o seu compromisso e sua dedicação nos conteúdos propostos por nos.

1ª ATIVIDADE:
Ler e interpretar este conteúdo que por hora estou lhe propondo como material de estudo.

Arte Moderna

Arte-educadora e pesquisadora
Arte Moderna é o conjunto de expressões artísticas que surgiu na Europa no final do século XIX e perdurou até meados do século XX.
Ela abrange especialmente a arquitetura, a escultura, a literatura e a pintura.
No Brasil, essa corrente artística se consolidou com a Semana da Arte Moderna que ocorreu em 1922 no Teatro Municipal da cidade de São Paulo.
Considera-se que a arte moderna teve seu declínio com o final da Segunda Guerra Mundial, dando lugar a outras correntes artísticas da arte contemporânea ou pós-moderna.
operários tarsila do amaral
A tela Operários (1933), de Tarsila do Amaral é um exemplo de obra modernista brasileira

Principais Características da Arte Moderna

A arte moderna tem como principal característica o rompimento com os padrões vigentes. Tal aspecto se dá principalmente por conta de seu momento histórico.
Aconteceu em um período de grandes conquistas tecnológicas (como o invento da fotografia e do cinema), além da Revolução Industrial, a Primeira Guerra Mundial e posteriormente a Segunda Guerra Mundial.
Assim, a arte também se transforma e passa a exercer cada vez mais um papel contestador, expressando de alguma forma as incertezas e dilemas da contemporaneidade.
Essa expressão artística transformou radicalmente o campo das artes ao quebrar com os formalismos, atingindo inclusive as estruturas gramaticais no campo literário.
Suas principais características são:
·         Rejeição ao academicismo
·         Informalidade
·         Liberdade de expressão
·         Pontuação relativa
·         Aproximação da linguagem popular e coloquial
·         Figuras deformadas e cenas sem lógica
·         Abandono da representação das formas de maneira realista
·         Arbitrariedade no uso das cores
·         Urbanismo
·         Humor, irreverência
·         Estranhamento
Veja também: Pintura Moderna

Principais Artistas do Modernismo

Esse foi um período de grande efervescência cultural em que muitos artistas puderam se expressar de maneira totalmente inovadora.

Artistas modernistas europeus

Veja alguns grandes nomes das artes plásticas do período modernista na Europa.
·         Wassily Kandinsky (1866-1944)
·         Pablo Picasso (1881-1973)
·         Georges Braque (1882-1963)
·         Edvard Munch (1863-1944)
·         Henri Matisse (1869-1954)
·         Piet Mondrian (1872-1974)
·         Ernst Kirchner (1880-1938)
·         Fernand Léger (1881-1955)
·         Giorgio de Chirico (1888-1978)
·         Salvador Dalí (1904-1989)
·         Joan Miró (1893-1983)
·         Marc Chagall (1887-1985)
·         Umberto Boccioni (1882-1916)

Artistas modernistas brasileiros

Contagiados pelas vanguardas europeias, os artistas no Brasil desenvolveram a sua arte de forma mais ousada.
No entanto, foram alvo de críticas dado o choque causado no público. Muitas pessoas se sentiram ofendidas com as novas propostas.
Os principais expoentes da arte moderna no país foram:
·         Na LiteraturaMário de Andrade (1893-1945), Oswald de Andrade (1890-1954), Menotti Del Picchia (1892-1988), Plínio Salgado (1895-1975), Sérgio Milliet (1898-1966).
·         Na Pintura e no DesenhoAnita Malfatti (1889-1964), John Graz (1891-1980), Oswaldo Goeldi (1895-1961), Yan de Almeida Prado (1898-1991), Tarsila do Amaral (1886-1973)
·         Na Escultura: Hildegardo Leão Veloso (1899-1966), Victor Brecheret (1894-1955) e Wilhelm Haarberg (1891-1986).
·         Na Arquitetura: Georg Przyrembel (1885-1956).
Leia também:
·         Modernismo no Brasil
·         Semana de Arte Moderna

Principais Movimentos da Arte Moderna

Com o objetivo de criar uma nova tendência artística, surgiram diversos movimentos na Europa, dentre os quais destacamos:

Expressionismo

cena de rua em berlim
Cena de rua em Berlim (1913-15), de Ernst Kirchner, expoente do expressionismo alemão
Esse movimento artístico está entre os primeiros representantes das vanguardas históricas e talvez, o primeiro a focar em aspectos subjetivos.
A corrente acontece em contraposição ao movimento impressionista, que se ocupava mais dos efeitos das luzes e cores.
Já no expressionismo, a principal característica é a representação dos sentimentos e das emoções, procurando expressar as angústias e o universo psicológico da sociedade no início do século XX.
Veja também: Expressionismo

Fauvismo

a dança matisse
A dança (1909), de Henri Matisse, é um belo exemplo de pintura fauvista
As principais características do movimento fauvista são o uso das cores puras e a simplificação das formas.
Os artistas criavam figuras apenas sugerindo as formas, sem representá-las de maneira realista e usavam as tintas sem misturá-las e criar degradês.
Essa corrente levou o nome de "fauvista" depois de uma exposição realizada em Paris, em 1905. Os pintores foram chamados pela crítica de fauves, que em português quer dizer "feras". Tal denominação veio por conta do uso intenso e arbitrário das cores.
Veja também: Fauvismo

Cubismo

cubismo
À esquerda, Viaduto de Estaque (1928), de Georges Braque; à direita Les Demoiselles d'Avignon, de Pablo Picasso
cubismo pode ser considerado o primeiro movimento artístico a se caracterizar pela incorporação do imaginário urbano industrial em suas obras.
Caracterizava-se, especialmente, pela geometrização das formas, modeladas basicamente por cubos e cilindros.
Os cubistas também procuravam retratar os objetos e pessoas em todos os seus ângulos, como se esses estivem "abertos". Dessa forma, abandonam a noção de perspectiva e terceira dimensão, tão buscada pelos pintores do renascimento.

Abstracionismo

batalha kandinsky
Batalha (1910), de Kandinsky, é um marco da arte abstrata
Na arte abstrata, o que se destaca é a ausência de relação direta entre as formas retratadas com as formas realistas de um ser ou objeto.
Aqui, os artistas exploram as cores, formas, linhas, texturas, contrastes e outros elementos não pictóricos.
Pode-se considerar o artista russo Wassily Kandinsky um dos precursores da pintura moderna abstrata.
Veja também: Abstracionismo

Futurismo

futurismo
Carga dos Lanceiros (1915), de Umberto Boccioni
O futurismo nas artes plásticas foi um desdobramento de tendências na literatura do início do século XX e teve bastante influência do Manifesto Futurista (1909), criado pelo escritor Filippo Tommaso Marinetti.
Caracterizava-se pela valorização do industrialismo, da aceleração e da tecnologia, que superavam a velocidade do movimento natural. Tal movimento relaciona-se com a revolução industrial que estava em curso.
Veja também: Futurismo

Surrealismo e Dadaísmo

a persistência da memória
Persistência da Memória (1931), de Salvador Dalí
Essas vanguardas surgiram como reação ao racionalismo e materialismo da sociedade ocidental e também como crítica à Primeira Guerra Mundial (1914-1918).
No caso do Dadaísmo, a escolha do nome foi feita através da abertura aleatória de um dicionário e a palavra que surgiu foi dadá, que em francês significa "cavalo" em linguagem infantil. A palavra pouco importava, pois em um mundo tomado pelo irracionalismo da guerra, a arte também "perdia o sentido".
A partir dessa linha artística, surgiu o Surrealismo, idealizado pelo escritor André Breton (1896-1966). Essa forma de arte valorizava a fantasia, a loucura, o universo onírico e o impulso dos artistas, dando vazão às manifestações do inconsciente humano.

Concretismo

calder concretismo
Móbile Pavão (1941), do americano Alexander Calder
Concretismo foi um movimento de vanguarda que visava a criação de uma nova linguagem por meio de figuras geométricas. Os artistas dessa corrente buscavam causar no público sensações de movimento ao olhar para as obras.
Assim, na literatura tinha como característica central a valorização do conteúdo visual e sonoro. Já nas artes plásticas, destacou-se pelo uso de formas abstratas.
Veja também: Arte Contemporânea


OBS: QUANDO RETORNARMOS AS AULAS PRESENCIAIS, IREI CONFERIR A SUA CORREÇÃO E SEU CONTEUDO PROPOSTO.
Ao terminar seu estudo ou mesmo sua leitura e correção, coloque a data de hoje e escreva a atividade que foi desenvolvida. ASSIM:
Data: 26/03/20 – Leitura e correção da atividade sobre o Diagrama de fases"

2ª ATIVIDADE: QUIMICA GERAL, DIAGRAMA DE FASES
ATIVIDADES. 
De acordo com conteúdo exposto resolva por favor as duas questões propostas.

Exercícios

1. Responda.
Tal movimento artístico floresceu em meados do século XX e baseava-se no imaginário do consumismo e da cultura popular. Foi visto como uma reação ao expressionismo abstrato, pois seus praticantes reintroduziram no repertório plástico imagens figurativas e fizeram uso de temas banais.
Uma obra representativa do movimento artístico retratado no texto está reproduzida em:
a)magritte
Rene Magrite - Variante da Tristeza
b)salvador dalí
Salvador Dalí - Sonho causado pelo vôo de uma abelha ao redor de uma romã um segundo antes de acordar
c)abstracionismo
Wassily Kandinsky - Composição VIII
d)pop art
Roy Lichtenstein - No carro
e)pollock
Jackson Pollock - Sem título
2. Responda.
Picasso, Pablo. Guernica (1937)
Notícias de Espanha
Aos navios que regressam
marcados de negra viagem, aos homens que neles voltam
com cicatrizes no corpo
ou de corpo mutilado, peço notícias de Espanha.
[...]
Ninguém as dá. O silêncio
sobe mil braças e fecha-se
entre as substâncias mais duras.
Hirto silêncio de muro, de pano abafando boca, de pedra esmagando ramos, é seco e sujo silêncio
em que se escuta vazar
como no fundo da mina
um caldo grosso e vermelho.
[...]
Cansado de vã pergunta, farto de contemplação, quisera fazer do poema
não uma flor: uma bomba
e com essa bomba romper
o muro que envolve Espanha. (
ANDRADE, Carlos Drummond)
Tanto o poema quanto a pintura:
a) constituem relatos de uma experiência vivida em campo de batalha.
b) tematizam aspectos ligados ao universo da fantasia e dos sonhos.
c) retratam cenas cujos referentes são os horrores da guerra.
d) revelam uma preocupação de cunho subjetivo e individualista.
e) denotam um desejo de escapismo e negação do real por parte do artista.

TÍTULO DA ATIVIDADE: “Arte moderna.”
DATA: 24/03/2020
RECURSO: livro didático de artes, e demais recursos possíveis.
Bons estudos.
Falar é uma necessidade, escutar é uma arte.